QUINTA-FEIRA (4)

Sudeste e Centro-Oeste recebem mais de 100 mm de chuva; veja a previsão para cada região

As exceções são o sul e oeste de MS, em que o tempo firme volta a predominar com a chegada de uma massa de ar seco

Saiba como o clima irá se comportar em todas as regiões do Brasil nesta quinta-feira (4):

Sul

O tempo firme volta a predominar na metade oeste da região Sul do Brasil por conta da chegada de uma massa de ar seco inibindo a formação de instabilidades.

Por outro lado, ainda pode chover em forma de pancadas na faixa leste dos três estados ao longo do dia, mesmo que sejam rápidas e intercaladas com períodos de melhoria.

De modo geral não são esperados volumes elevados, mas há potencial para trovoadas e ventos moderados.

Sudeste

Pancadas de chuva persistem sobre o Sudeste devido à formação de um novo corredor de umidade resultado da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que ganha o suporte de uma frente fria ligada a um ciclone subtropical no litoral do Rio de Janeiro.

O volume de chuva pode variar entre 40 e 150 mm principalmente sobre o estado de Minas Gerais, não se descartando o risco para transtornos e prejuízos.

  • Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no WhatsApp!

Centro-Oeste

Pancadas de chuva se espalham pelo centro do país com maior intensidade sobre Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal devido à formação da ZCAS com suporte de uma frente fria subtropical.

Volumes acima dos 100 mm podem ser registrados e há risco para transtornos como alagamentos e erosão do solo.

Em contrapartida, o tempo firme volta a predominar no sul e oeste de Mato Grosso do Sul com a chegada de uma massa de ar seco que inibe a formação de novas instabilidades por enquanto.

Nordeste

Pancadas de chuva podem ser registradas em boa parte do Nordeste nesta quinta-feira. A atenção segue voltada ao sul e oeste da Bahia, em que são esperados volumes significativos pela aproximação de uma nova frente fria que embala um corredor de umidade.

Não deve chover em áreas mais ao norte da região, desde o leste do Maranhão até o litoral desde Alagoas até Rio Grande do Norte.

Norte

Pancadas de chuva ainda se espalham pelo Norte, mas o maior destaque vai para a faixa sul entre Amazonas, Rondônia, Pará e Tocantins devido à atuação de um corredor de umidade, que pode gerar volumes entre 40 e 150 mm ao longo do dia. Existe potencial para transtornos como alagamentos e deslizamentos de terra.

Enquanto isso, o tempo firme deve predominar em áreas mais ao norte da região, entre Amazonas, Roraima, Pará e Amapá.

_______

Canal Rural Clima: ouça o podcast sobre previsão do tempo e curiosidades meteorológicas. Apresentação de Pryscilla Paiva.