HAJA HIDRATAÇÃO!

Temperaturas escaldantes: terceira onda de calor afeta diversas regiões

Nesta semana, algumas cidades podem registrar recorde de temperatura do ano

onda de calor
Heatwave hot sun. Climate Change. Global Warming

A terceira onda de calor de 2024, que começou a influenciar o Brasil nesta semana, vai se prolongar até o início do outono. A estação começa no dia de 20 de março, às 00h06, horário de Brasília.

Segundo informações da Climatempo, ondas de calor são geradas por bloqueios atmosféricos causados por grandes sistemas de alta pressão atmosférica. Uma alta pressão causa um forte movimento de ar de cima para baixo chamado de subsidência. A subsidência deixa o ar seco e a redução da umidade do ar inibe o crescimento das nuvens e diminui a chance de chover. Além disso, a alta pressão atmosférica naturalmente comprime o ar próximo da superfície fazendo o ar esquentar mais.

Atualmente, o centro do sistema de alta pressão atmosférica está muito forte entre o Paraná, Paraguai e Mato Grosso do Sul, e gera a onda de calor que já eleva as temperaturas especialmente no centro, oeste e sul de Mato Grosso do Sul e na parte oeste dos estados da região Sul. Temperaturas de 37 °C a 40 °C já estão ocorrendo e ainda devem ser observadas até o fim da semana nessas áreas, valores que são bastante elevados para as médias climatológicas de março.

Em outras áreas do Sul, de São Paulo e de Mato Grosso do Sul, temperaturas de 33 °C a 36 °C serão frequentes.

“Nesta semana já tivemos recorde. Palmas registrou 37,3 °C de temperatura máxima na última terça-feira (12). O recorde anterior era de 37,1 °C, em 7 de janeiro”, diz o meteorologista do Canal Rural, Arthur Müller.

Já existem chances para novos recordes. São Paulo pode registrar 35 °C na sexta-feira (15); Campo Grande (MS) tem previsão de 37 °C até quinta-feira (14); o Rio de Janeiro pode registrar até 39 °C no próximo fim de semana; e Porto Alegre (RS) tem máxima prevista em 36 °C na quinta.