Tempo

Temporais e frente fria; veja a previsão do tempo para hoje

No Matopiba, por exemplo, o dia será marcado por muita chuva

A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) começa a se desconfigurar nesta sexta-feira (23), mas ainda atua e provoca muita chuva e temporais, com altos acumulados em todo o Matopiba, norte de Minas Gerais e norte do Espírito Santo. De acordo com a previsão do tempo para hoje, situação similar é esperado para outras três áreas do país: norte de Goiás, Distrito Federal e norte e leste de Mato Grosso.

+ Falta de chuvas no RS vai seguir em janeiro

No caso do Matopiba, a equipe da Climatempo ressalta que a região agrícola terá, ainda, o reforço de um cavado meteorológico em altitude. Para o norte do Nordeste, o Pará e o Amapá, a empresa de meteorologia avisa que a sexta-feira será marcada pela atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Além disso, a umidade que vem do mar intensifica ainda mais as instabilidades nessas áreas e, consequentemente, haverá bastante volume de água.

Entre o Ceará e Pernambuco a previsão do tempo para hoje indica para a presença da borda de um Vórtice Ciclônico nos Altos Níveis da atmosfera (VCAN). Ainda no Nordeste, há o destaque para a frente fria que se formou e estará semi-estacionária no sul baiano, organizando a ZCAS e ajudando na chuva extremamente volumosa sobre o sul e sudeste da Bahia.

Mais temporais pelo Brasil

previsão do tempo - alerta máximo para chuva
Foto: Freepik

Acumulados de mais de 100 milímetros e temporais são aguardados para os seguintes pontos do país:

  • Divisa de Minas Gerais com a Bahia;
  • Do oeste ao litoral baiano, como no centro e sul da Bahia;
  • Tocantins;
  • Norte do Espírito Santo;
  • Sudeste, leste e norte do Pará;
  • Norte e leste do Amapá;
  • Maranhão;
  • Piauí (incluindo a capital Teresina);
  • Sul do Ceará e oeste de Pernambuco;
  • Norte de Goiás;
  • Norte de Mato Grosso;
  • Nordeste do Distrito Federal.

Por outro lado, a chuva diminui e se torna mais isolada em São Paulo, no Rio de Janeiro, no centro e parte do sudeste de Minas Gerais, no sul Goiás e no sul de Mato Grosso. Chuvas passageiras também sobre boa parte de Roraima e do Acre, no noroeste de Rondônia e no sudoeste do Amazonas, além do extremo norte de Mato Grosso do Sul.

“Mas atenção para as pancadas fortes de chuva e com raios no decorrer desta sexta sobre grande parte do Amazonas, sul de Roraima, oeste do Pará e do Amapá, no centro, sudoeste e sudeste de Mato Grosso, no centro de Goiás, no norte do Ceará, oeste de Sergipe e de Alagoas, no sul de Minas Gerais, no Médio Paraíba (RJ) e nas regiões paulistas de Campinas, Ribeirão Preto e Vale do Paraíba, além do oeste do Rio Grande do Sul”, avisa Fabiene Casamento, meteorologista da Climatempo.

Calor no Rio Grande do Sul

outono - brasil - muito calor - pouca chuva - termômetro
Foto: Freepik

No Rio Grande do Sul, as temperaturas sobem devido aos ventos quentes vindo do quadrante norte. Dessa forma, faz bastante calor em todo o estado, onde o ar seco predomina. Ao final da tarde, instabilidades, associadas às circulações dos ventos nos médios e altos níveis da atmosfera, favorecem pancadas de chuvas isoladas, que pode ser pontualmente forte e com chances de temporais passageiros — e com risco de queda de granizo — apenas na Fronteira Oeste (região de Uruguaiana).

Não chove nas demais áreas gaúchas. A previsão do tempo para hoje indica umidade abaixo dos 30% na maioria do estado: do norte à Campanha, no centro, nas Missões e em parte da Fronteira Oeste. No centro-sul, sul, litoral, leste e nordeste gaúcho, além da Grande Porto Alegre, o vento será constante ao longo desta sexta-feira, variando de 40 a 60 quilômetros por hora.

Tempo aberto x chuva, granizo e geada

geada - fim de semana
Imagem: Inmet

Tempo aberto em grande parte de Mato Grosso do Sul, do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, além do extremo noroeste de São Paulo. A chuva, entretanto, aumenta na Fronteira Oeste gaúcha no final do dia. Ainda chove, mas agora de forma fraca, sobre o leste de Santa Catarina e do Paraná. Há ainda a possibilidade, segundo a previsão do tempo para hoje, de geada nos pontos mais altos da Serra Catarinense.

Nesta sexta-feira, a possibilidade maior para granizo é em Goiás, no leste e nordeste de Mato Grosso, no sul do Piauí e, conforme já mencionado, no oeste do Rio Grande do Sul. No interior gaúcho, contudo, o ar seco resulta em níveis de umidade do ar entre 15% e 30%. A mesma condição climática é alertada para a faixa sul-mato-grossense que vai da capital Campo Grande ao oeste do estado.

_____________

Canal Rural Clima: ouça o podcast diário sobre previsão do tempo e curiosidades meteorológicas. Apresentação de Pryscilla Paiva.

_____________

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.