SEXTA-FEIRA

Último dia do mês com tempo firme e chuvas poucas chuvas

Nesta sexta-feira a previsão é de tempo firme, há possibilidades de chuvas pontuais no Sul, Nordeste e a Região Norte

Confira as condições de chuvas e temperatura para está sexta-feira (30).

  • Sul

O mês de junho termina com tempo seco e frio na maior parte do Sul do Brasil. Dessa forma, não é descartado o potencial para geadas, mesmo que fracas e pontuais na campanha e na serra gaúcha, na serra catarinense e até pontos mais altos no planalto do Paraná.

O frio, no entanto, não será forte, abrangente e nem duradouro. Entre a tarde e a noite, com a formação de uma pequena área de baixa pressão atmosférica, chuvas isoladas e rápidas podem ser registradas sem grande volume entre o nordeste gaúcho, o centro e leste catarinense e de forma muito pontual no Paraná.

  • Sudeste

O tempo firme predomina em praticamente todo o Sudeste nesta sexta-feira devido à massa de ar seco.

Só há condição de chuvas bem isoladas e fracas no litoral da região por conta da circulação dos ventos úmidos que sopram do mar contra a costa.

  • Centro-Oeste

Nesta sexta-feira tempo firme segue predominando em todo o Centro-Oeste por conta do bloqueio atmosférico que impede a chegada das frentes frias. Com isso, será mais um dia ensolarado e quente na região.

  • Nordeste

As pancadas de chuva persistem na faixa leste e na faixa norte da região nesta sexta-feira por conta das ondas de leste que chegam como ventos quentes e úmidos até a região.

Contudo, não são esperados grandes acumulados, então nenhuma grande preocupação. No interior nordestino, o tempo seco predomina.

  • Norte

O tempo firme ainda predomina na faixa sul da região Norte nesta sexta-feira, desde o Acre até o Tocantins, a condição é de sol.

Por outro lado, são esperadas pancadas de chuva na metade norte da região, e acumulados expressivos podem ser registrados de forma pontual entre Roraima, Pará e Amapá.

O que esperar do mês de julho?

Chuvas

As chuvas seguem concentradas apenas na metade norte do país e ainda assim de forma irregular e mal distribuída. Para os próximos dias, são esperados volumes elevados apenas no noroeste do Amazonas e no norte de Roraima devido instabilidades tropicais.

Na faixa leste e norte do Nordeste tem previsão de chuva, mas sem grande intensidade.

Referente ao centro-sul do país, o padrão de bloqueio atmosférico impede o avanço das frentes frias de forma continental. Dessa forma a frente fria que passou pelo Sul do Brasil já se afasta e só vai conseguir provocar chuvas fracas e isoladas no litoral do Sudeste nos próximos dias.

Com a formação de uma pequena área de baixa pressão atmosférica, pode chover de forma rápida e sem grandes volumes nesta sexta-feira entre o nordeste do Rio Grande do Sul, o centro e leste de Santa Catarina e muito pontual no Paraná. No entanto, não será duradouro e no fim de semana o tempo firme se espalha pelo Sul.

Temperatura

Após o avanço da frente fria, a temperatura volta a cair no Sul do Brasil. Porém, não de forma muito expressiva, ou seja, nada de frio intenso que gere geadas fortes e abrangentes.

Contudo, caso o fenômeno venha a acontecer nos próximos dias será bem isolado e sem potencial para estragos nas lavouras da região Sul.

No Sudeste e no Centro-Oeste, as temperaturas seguem em elevação. Além o calor será  o destaca nos próximos dias.

___

Canal Rural Clima: ouça o podcast sobre previsão do tempo e curiosidades meteorológicas. Apresentação de Pryscilla Paiva.

___

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.