Tempo

Último fim de semana de fevereiro terá chuva forte

O padrão de verão predomina neste sábado em todo o país

Mais uma área de baixa pressão atmosférica vai se desenvolver na costa da região Sul neste sábado (25). Ela terá características de ciclone extratropical, a qual dará origem a uma nova frente fria em alto mar. Além disso, a presença de um cavado meteorológico e a alta umidade do ar ajudará para grandes acumulados de chuva na região.

+ Litoral de SP teve maior volume de chuva já registrado no Brasil

Segundo a Climatempo, as chuvas de sábado estão previstas para Santa Catarina, o Paraná e o norte e leste do Rio Grande do Sul. No Centro-Oeste, as instabilidades devem ocorrer sobre Mato Grosso do Sul. Para o Sudeste, o alerta é de grandes temporais e acumulados elevados em decorrência da influência de um cavado meteorológico.

Apesar das chuvas e dos temporais, o dia será quente sobre São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul. Dessa forma, a meteorologia reforça que o padrão de verão vai predominar não só nessas áreas, mas em todo o país.

Chuva com elevados acumulados

chuva volumosa - previsão do tempo
Foto: Freepik

Até o fim do mês — ou seja, até a próxima terça-feira (28) —, a Climatempo estima que deve chover de 150 e 350 milímetros, na média, em 15 áreas do Brasil:

  1. Paraná;
  2. São Paulo;
  3. Centro-oeste do Rio de Janeiro;
  4. Norte ao leste de Santa Catarina;
  5. Sul de Minas Gerais;
  6. Sobre o centro, norte e noroeste de Mato Grosso;
  7. Amazonas;
  8. Rondônia;
  9. Metade sul de Mato Grosso do Sul;
  10. Litoral e sul do Ceará;
  11. Litoral do Rio Grande do Norte;
  12. Do sul ao norte do Pará;
  13. Amapá;
  14. Norte do Maranhão; e
  15. Norte do Piauí.

_____________

Editado por: Anderson Scardoelli.

_____________

Canal Rural Clima: ouça o podcast diário sobre previsão do tempo e curiosidades meteorológicas. Apresentação de Pryscilla Paiva.

_____________

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.