ATENÇÃO

Verão mais quente da história? Confira a previsão e se prepare

No dia 22 de dezembro, às 0h27, o Hemisfério Sul dá início ao verão, a estação mais quente do ano; veja a previsão do tempo para o Brasil

verão, el nino, previsão do tempo, calor
Foto: Jonathan Campos/AEN

O verão no Brasil começa oficialmente no dia 22 de dezembro de 2023 e termina em 20 de março de 2024.

Entretanto, as temperaturas no Brasil já estão ‘nas alturas’ há algum tempo.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), elas permanecerão acima da média histórica em todas as regiões do país durante a estação.

A temperatura média no Norte e Nordeste pode atingir 32,5 °C, enquanto nem alguns estados do Centro-Oeste e do Sudeste, a média será de 30 °C.

A Região Sul é a única exceção, com a expectativa de um volume significativo de chuvas.

Verão e El Niño

A combinação do aquecimento global e do fenômeno El Niño resulta nessas altas temperaturas, que se espera que se intensifiquem nos próximos meses.

As águas superficiais anormalmente aquecidas do Oceano Pacífico Equatorial causam o fenômeno climático, que ocorre a cada 2 a 7 anos.

No Brasil, o El Niño geralmente resulta em chuvas abaixo da média no Norte e Nordeste, e chuvas acima da média no Sul.

A previsão é de que o El Niño atinja sua intensidade máxima em janeiro de 2024.

Impacto nas Regiões do Brasil

  • Norte: Chuvas abaixo da média no Pará e Tocantins podem afetar a produção agrícola, especialmente de culturas como soja, milho e arroz, essenciais para a economia da região.
  • Nordeste: Previsão de chuvas abaixo da média, principalmente no Maranhão, Piauí e sertão pernambucano. Isso pode comprometer o desenvolvimento das lavouras de soja, milho e feijão.
  • Centro-Oeste: Chuvas mais regulares, mas com tendência de precipitação abaixo da média histórica em áreas do Mato Grosso e norte de Goiás. Agricultores devem adotar medidas de irrigação para minimizar os impactos das secas.
  • Sudeste: Chuvas mais regulares na maior parte do território, exceto nos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e norte de Minas Gerais, onde as chuvas devem ser abaixo da média histórica.
  • Sul: Maior probabilidade de chuvas acima da média climatológica em todo o território. Temperaturas médias do ar devem permanecer acima da média histórica em todas as regiões do Brasil.