CLIMA SEVERO

VÍDEO: tornado causou danos em Santa Catarina, confirma Defesa Civil

O fenômeno de intensidade fraca causou danos em Rio das Antas, no oeste de Santa Catarina, na tarde desta terça-feira (28)

Tornado em Rio das Antas, Santa Catarina
Foto: reprodução

A Defesa Civil de Santa Catarina confirmou que um tornado foi o responsável pelos danos causados na região do município de Rio das Antas, no oeste do estado, nesta terça-feira (28). Mesmo com prejuízos provocados em propriedades rurais, o fenômeno foi considerado de fraca intensidade.

O tornado foi formado por uma nuvem de baixo desenvolvimento vertical, que não foi identificada pelo radar meteorológico. Nas imagens que circulam nas redes sociais, é possível ver um funil compacto, com ventos organizados e rotativos, levantando poeira e detritos ao redor.

Reprodução: redes sociais

O fenômeno foi registrado na comunidade de Salto Rio das Pedras, onde foram relatados destelhamentos, danos em um pomar e destruição parcial de um galpão.

Em nota da Defesa Civil de Santa Catarina, o especialista em tempo severo da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Ernani De Lima Nascimento afirma que o evento é de fato um tornado. Segundo ele, a dinâmica do vórtice observado é característico desse tipo de fenômeno, e que o ambiente úmido é incompatível com um redemoinho de céu claro.

Ainda, sobre a ausência de uma tempestade severa, o professor explica: “A nuvem que o produziu não precisa ser necessariamente uma supercélula, o que pode explicar a ausência de assinaturas típicas de supercélula nas imagens de radar. Esses casos são praticamente impossíveis de alertar justamente pela ausência das assinaturas típicas”.


Canal Rural Clima: ouça o podcast sobre previsão do tempo e curiosidades meteorológicas. Apresentação de Pryscilla Paiva.

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo.