MAIS LIDA DA SEMANA

Viu isto? El Niño vai ficar mais forte no Brasil nos próximos meses 

Previsão indica que fenômeno continuará atuando no país nos próximos meses, com chuvas intensas no Sul e seca no Norte

El Niño
Foto: Pixabay

A matéria mais lida da semana no portal do Canal Rural nesta semana informa que os efeitos do El Niño devem ficar mais fortes no Brasil nos próximos meses.

A base dessa informação é o terceiro boletim sobre o fenômeno climático publicado neste ano pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), onde estão destacadas as condições observadas desde junho.

O fenômeno se manifesta com águas quentes no Pacífico Equatorial, superiores a 3 °C, especialmente na região Sul do Brasil, causando chuvas intensas e inundações.

Em outubro, as anomalias de precipitação no Sul foram superiores a 300 mm, atingindo Santa Catarina e norte do Rio Grande do Sul. Em novembro, até agora, os maiores volumes foram registrados no mesmo eixo.

Na região Norte, o El Niño provoca seca, impactando navegação, agricultura e geração de energia.

A previsão indica que o El Niño persistirá, trazendo chuvas intensas no Sul e seca no Norte nas próximas semanas.

Até 14 de dezembro, áreas do Sul e Sudeste experimentarão condições mais úmidas, enquanto o restante do país, especialmente a Amazônia, enfrentará condições mais secas.

A influência do El Niño aumentará os níveis de água no solo no Sul, porém, outras regiões enfrentarão agravamento do déficit hídrico.

É o caso de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e sudoeste de São Paulo, onde a irregularidade das chuvas manterá os níveis mais baixos. Essa condição pode agravar o déficit hídrico nessas regiões.

Leia aqui a matéria completa.