Para cada uso, um tipo de carroceria. Conheça abaixo a função e as características de cada uma delas. Por necessidade profissional ou mera curiosidade, você encontra aqui as informações necessárias para saber escolher aquela que fica melhor no caminhão.

Tipos de Carroceria

Para transportar gado vivo, banana, frutas, verduras, arroz, cebola, milho e tantos outros produtos, é necessário ter uma carroceria específica. Elas são divididas em três grupos diferentes: as fechadas, as abertas e as especiais.

Carroceria fechada

Baú: é o tipo mais comum de carroceria, pois protege a carga durante todo o transporte, inclusive contra fatores externos que possam danificar os produtos.

Baú frigorífico: indicado para o transporte de produtos que necessitem de refrigeração, já que é possível regular a temperatura interna.

Sider: é a carroceria que tem abertura pela lateral. Essa característica permite mais agilidade na hora de carregar e descarregar os produtos.

No nosso programa, o nosso motorista Jairo transporta frutas em um caminhão baú, com 15 metros.

Carroceria aberta

Caçamba: indicada para transporte de terra e entulho, é usada com frequência em construções.

Grade baixa : é o tipo de carroceria bastante econômica. Normalmente feita de madeira, é usada para transporte de diversos tipos de carga.

Graneleira : concebida para realizar transporte de grãos. No programa Na Estrada, os caminhoneiros Carlos e Adelírio transportam grãos e cargas embaladas em um caminhão equipado com uma carroceria dessa. Já nosso companheiro Ivo usa o mesmo tipo de caminhão, mas menor e mais leve.

MAN TGX 29.440
Reprodução/Man

Prancha: feita para suportar o transporte de produtos pesados. Sua principal característica é a resistência e alta durabilidade.

Carroceria especial

Bug Porta Container: o contêiner é utilizado para transporte de produtos perecíveis, já que é possível controlar a temperatura interna, até com uma pré-programação.

Munck: é usada para transporte e elevação de grandes peças e equipamentos de diversos portes.

Silo : utilizado principalmente para transportar cargas que necessitam de impermeabilização, como o cimento. O carregamento é feito pela parte de cima da carroceria e descarregado pelo setor de baixo.

Tanque : comumente usada para o transporte de produtos perigosos, como combustível.

MAN TGX 29.480
Reprodução/Man

Boiadeira : usada para o transporte de animais vivos, como é feito no programa pelos nossos motoristas Moacir e Bonfim.

Gaiola: vista com frequência em frotas de entrega de distribuidoras. É usada para o transporte de botijões de gás.

Gostou do nosso artigo? Comente nas nossas redes sociais e pé na estrada.