Agricultura

Agricultura 4.0 contribui na produtividade rural, diz especialista

Para o mestre em Administração Cavour Martinelli, além dos benefícios tecnológicos, a sociedade rural acaba ganhando com a Agricultura 4.0

A agricultura 4.0 pode ser um fator determinante para a sustentabilidade e produtividade no campo. Os mecanismos digitais do agronegócio podem auxiliar e garantir que o trabalho no campo seja feito de forma eficiente.

Para o mestre em Administração Cavour Martinelli, além dos benefícios proporcionado nas lavouras, a agricultura digital também gera um ganho social. “Você tem uma qualificação da mão de obra local, abertura de novos horizontes de valor e renda e também da fixação do jovem no campo”, afirma. 

Com a alta expansão do agronegócio brasileiro, soluções para a diminuição dos impactos ambientais estão sendo cada vez mais buscadas. Neste aspecto, a agricultura Digital é uma solução para a mitigação das mudanças climáticas causadas pelo mau uso do solo e poluição do meio ambiente, contribuindo para a redução do consumo de água, fertilizantes e defensivos aplicados no campo.

“Nós demoramos 4 anos para atingir 38 milhões de usuários na internet. Esse volume acaba gerando uma super abundância de dados. E o desafio está em extrair informações destes dados e transformá-los em conhecimento. Quando conseguimos, é possível facilitar o acesso a informações climáticas mais precisas, informações da lavoura. E isso traz um ganho de produtividade muito grande para o agricultor”, diz.

A conectividade, segundo Martinelli, é um dos gargalos para expandir o Agro 4.0 em todo o Brasil. “Até pouco tempo, 70% não tinha internet. Isso é um gargalo muito grande. Com conectividade, o Agro 4.0 pode ser utilizado em sua plenitude, com todas as ferramentas”, explica.