CNA defende comércio internacional mais justo para o Mercosul

Em Washington (EUA), instituição reivindicou que Brasil e parceiros negociem a redução de subsídios, considerados injustos dentro das normas do comércio internacional

Fonte: Arnaldo Alves / ANPr

A Superintendente de Relações Internacionais (SRI), da CNA, Lígia Dutra Silva, destacou, durante palestra em Washington (EUA), a necessidade de “um comércio internacional mais justo e capaz de oferecer aos produtores brasileiros e do Mercosul os meios para alcançar novos mercados”.

Na sexta-feira, dia 24, Lígia Dutra mostrou ao público presente no Seminário sobre Segurança Alimentar e o Papel da Organização Mundial do Comércio (OMC), realizado pelo International Food Policy Research Institute (IFPRI), que é necessário maior engajamento do Mercosul nas negociações agrícolas da organização para a conquista de resultados concretos em benefício da região. 

Além disso, foram abordadas pela representante da CNA as perspectivas atuais do comércio internacional e a posição dos países do Mercosul nesse cenário.

Dutra também citou a questão dos subsídios agrícolas concedidos pelos Estados Unidos, que têm alto poder de distorção ao comércio agrícola e prejudica os produtores do bloco sul-americano. Os subsídios para apoio doméstico a produtores são um dos grandes entraves das tratativas multilaterais em agricultura.  

Na palestra, explicou ela, um dos objetivos foi demonstrar a existência de “caminhos nos quais o Brasil e seus parceiros possam negociar a redução desses subsídios, considerados injustos dentro das normas do comércio internacional”.

Em outro encontro, com dirigentes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), foi avaliada a possibilidade de ampliação do acordo de cooperação já existente entre aquela instituição financeira e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR).

 O BID “manifestou grande interesse no trabalho de extensão rural e de capacitação que é desenvolvido pelo SENAR”, disse a Superintendente em entrevista ao Canal do Produtor TV.