Maggi defende união dos Brics para garantir segurança alimentar

O ministro propôs que o bloco crie um grupo de monitoramento para tratar temas como a facilitação do comércio agrícola e medidas sanitárias

Fonte: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, defendeu nesta sexta-feira, dia 23, o aprimoramento da cooperação multilateral para garantir a segurança alimentar mundial, que necessariamente passa pelo fortalecimento da agricultura. Maggi falou a ministros dos Brics em Nova Délhi, Índia, durante missão oficial pela Ásia, informou o Ministério da Agricultura, em nota. Os Brics são o bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

Nesse sentido, o ministro propôs que o bloco crie um grupo de monitoramento para tratar temas como a facilitação do comércio agrícola e medidas sanitárias, além de outros obstáculos ao fluxo mais eficiente de produtos agropecuários. “A abertura dos mercados agrícolas tem papel fundamental nas políticas de segurança alimentar e nutricional, porque amplia e diversifica a oferta de alimentos e garante o bem-estar da sociedade”, ressaltou o ministro.

Ele acrescentou, ainda, que os Brics têm importância na formulação de políticas multilaterais, especialmente na área agrícola. “Este bloco econômico representa 42% da população mundial e 14% do PIB global.” Na avaliação de Maggi, os países do bloco precisam avançar em suas conquistas. “Sem isso, não mudaremos a vida dos cidadãos que representamos aqui.”