Secretário Ernani Polo é eleito presidente do Conseagri

É a primeira vez na história que o Rio Grande do Sul assume a presidência do conselho 

O secretário da Agricultura, Pecuária e Irrigação do Rio Grande do Sul, Ernani Polo, foi eleito nesta quinta-feira, dia 16, em São Paulo, presidente do Conselho Nacional dos Secretários de Estado da Agricultura (Conseagri). É a primeira vez que o Rio Grande do Sul assume a presidência do conselho. O vice será o colega da Paraíba, Rômulo Montenegro. José Guilherme Leal, do Distrito Federal, assume como secretário. 

O Conseagri é uma unidade colegiada deliberativa que reúne todos os secretários estaduais de Agricultura. Seu objetivo é unificar procedimentos adotados pelos estados, e junto ao governo federal, tratar de assuntos relacionados às demandas do setor agropecuário e agrário.

“É uma grande satisfação assumir a presidência neste conselho pela importância do agro no desenvolvimento social e econômico do país. A produção de alimentos representa segurança nacional e o governo do Rio Grande do Sul sempre está ao lado do produtor”, afirmou Polo.   

Entre os primeiros temas que serão levados ao Ministério da Agricultura está o Plano Safra. Os estados pedem redução dos juros em todas as modalidades, em função da queda da taxa Selic e redução da inflação para que o setor tenha competitividade. Também há deliberação para que o Plano Safra seja plurianual e mais recursos para o seguro rural, aumentando o planejamento e a segurança para o produtor. 

“Daremos agilidade à agenda junto ao ministro Blairo Maggi para fortalecer o agro brasileiro. Vamos estabelecer uma agenda periódica de reunião do conselho em Brasília em conjunto com os orgãos do Executivo federal”, acrescentou Polo.

Ainda foram eleitas diretorias regionais. Do Sul, o secretário Moacir Sopelsa (SC); do Sudeste, Octaciano Neto (ES); do Centro Oeste, José Guilherme (DF); do Norte, Clemente Barros (TO); e do Nordeste, Guilherme Saldanha (RN).