BB vai reduzir prazo de liberação de crédito a agronegócio para máquinas agrícolas

Plataforma Esteira Agro BB diminuirá o prazo de liberação de crédito para a compra de máquinas e implementos agrícolas

Fonte: Valtra/Divulgação

O presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Luiz Moan, confirmou, em conversa com um grupo de jornalistas na capital gaúcha, que nesta quinta, dia 3, terá início um mecanismo acordado com o Banco do Brasil para diminuir o prazo de liberação de crédito para a compra de máquinas e implementos agrícolas. A plataforma, chamada Esteira Agro BB, consiste na adoção de um mecanismo de integração de sistemas entre as concessionárias e o Banco do Brasil, que fará uma pré-aprovação das operações já no momento da venda.

A plataforma será inaugurada nesta quinta na Expointer, maior feira de agronegócio realizada a céu aberto, em Esteio, região metropolitana de Porto Alegre (RS). A maior cautela dos agentes financeiros e a consequente demora na liberação de crédito é justamente a principal reclamação das grandes fabricantes de maquinário presentes na feira, como Valtra, Massey Ferguson e New Holland.

De acordo com Moan, o novo sistema diminuirá o tempo de espera para a liberação de financiamento de 70 para 14 dias. A iniciativa havia sido anunciada no dia 19 de agosto, junto com o lançamento de uma linha especial de financiamento do BB no valor de R$ 3,1 bilhão para toda a indústria automobilística, numa tentativa de conter a deterioração da economia.

Segundo o presidente da Anfavea, a plataforma que permite diminuir o tempo de espera para liberação de crédito poderá vir a ser ampliada para outros segmentos dentro do setor automotivo, mas por enquanto nada foi negociado. A ideia de começar pelas máquinas agrícolas é estratégica.

– A importância do agronegócio para nós é fundamental. Quando a venda de tratores vai bem, depois a de caminhões vai bem, depois a de caminhonetes também. É uma corrente – falou.