Vinícola gaúcha vai lançar espumante exclusivo para Olimpíada do Rio

Bebida elaborada a partir da uva pinot noir em Encruzilhada do Sul estará no mercado em março

Fonte: Canal Rural

A cidade de Encruzilhada do Sul, no Rio Grande do Sul, é reconhecida por ter clima e solo com condições ideais para o cultivo de uvas finas. A região é o segundo maior polo viticultor do estado, com produção de 8 toneladas da fruta por hectare, e a “casa” da vinícola oficial dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, que acontecem em agosto.

A escolhida foi a vinícola Lidio Carraro, que se prepara para lançar mais de 10 produtos durante o evento esportivo e aposta na qualidade de suas uvas para encantar o público. A expectativa é que a produção aumente para 350 mil garrafas, 30% a mais que o volume normal.

Em março, a vinícola irá lançar o primeiro produto desenvolvido para a Olímpíada do Rio: um espumante elaborado a partir da uva pinot noir, de sabor sutil e frutado. A variedade é delicada e requer mais cuidados no cultivo.

“Ela tem uma tonalidade bastante tropical, bastante alegre, então é um produto que vai fazer muito sucesso, principalmente no clima quente do país como um todo. É um produto bastante alegre, refrescante e jovial”, descreve Giovanni Carraro, enólogo e um dos proprietários da empresa. 

“Houve uma avaliação bastante séria e crítica em relação à qualidade dos produtos e o conceito do projeto apresentado”, explica 

Os cuidados com a fruta e a preocupação com o manejo, feito de acordo com o terreno e a variedade da uva, garantem a qualidade do produto. A vinícola está há três anos no mercado e já tem tradição em fornecer vinhos e espumantes para grandes eventos, como a Copa das Confederações, em 2013, e Copa do Mundo, em 2014.

Para este ano, a Carraro espera um aumento de 30% na comercialização interna e nas exportações. A venda para outros países representa 20% do faturamento da vinícola. Para Dirceu Scottá, presidente do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), “um produto brasileiro, local e de boa qualidade”, que teve também investimento na produção, chama a atenção de outros mercados, aumentando os volumes de exportação.