Ministro do TCU diz que faltou governança a Dilma

Em entrevista ao programa Direto ao Ponto, Augusto Nardes afirma que esse desgoverno é o principal responsável pela perda de credibilidade do país

Fonte: Reprodução/Canal Rural

O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Augusto Nardes afirmou que existe uma falta de governança responsável das contas públicas no país e que isso fez com que o Brasil perdesse credibilidade diante do mercado internacional. Em entrevista ao programa Direto ao Ponto deste domingo, 29 de maio, Nardes explicou a análise dos gastos da presidente Dilma Rousseff em 2014, da qual foi o relator, e que culminou na rejeição inédita da contabilidade presidencial.

Ele é enfático ao dizer que as chamadas “pedaladas fiscais” não ocorreram em governos passados e que o Executivo brasileiro foi alertado pela corte sobre as irregularidades que estavam acontecendo.

Para Augusto Nardes, a corrupção que assola os poderes públicos brasileiros são fruto da fatal de governança. Autor de livro sobre o tema, ele explicou que o TCU passou por processo de especialização do quadro de funcionários e que isso vai garantir uma fiscalização mais direta sobre a prestação de serviços à sociedade.

Segundo ele, é necessário ver a legalidade e a entrega do produto para os cidadãos. Apesar dos avanços na qualificação da equipe, os problemas estão longe de ser resolvidos. Ele apontou irregularidades no Bolsa Família, na concessão de aposentadorias e na reforma agrária.

Nardes é agora responsável pelas auditorias no setor agropecuário. Nas últimas semanas, esteve reunido com o novo ministro, Blairo Maggi, para explicar os processos de fiscalização em áreas como o crédito rural.

Na opinião dele, o grande gargalo do setor agrícola, porém, está fora da alçada no Ministério da Agricultura: o transporte. “Tem que melhorar a competitividade, mas o Estado tem quer ser mais ágil. Estado é lerdo e tem muita burocracia.”