Saiba como produzir 100 sacas de soja por hectare

Presidente do Cesb, Luiz Nery Ribas, mostra o que a entidade pode fazer para ajudar o produtor a atingir esse rendimento

Como ter produtividade de mais de 100 sacas de soja por hectare? Descobrir a fórmula para isso e transferir tal conhecimento aos agricultores brasileiros são as missões do Comitê Estratégico Soja Brasil (Cesb), presidido por Luiz Nery Ribas. Ele é o próximo entrevistado do programa Direto ao Ponto, que vai ao ar neste domingo, 26 de junho.

A entrevista aborda as características da produção da oleaginosa no país, os desafios para a produção nos próximos anos e também traz detalhes do trabalho feito pela entidade em prol da cultura do grão em todo o país. Os apontamentos mostram como melhorar o rendimento do campo com os recursos acessíveis a todos.

Nery Ribas, que também é diretor técnico da Aprosoja-MT, avaliou que a safra de soja de verão no Brasil foi atípica e totalmente prejudicada pelo clima. Mas não só os problemas climáticos têm influenciado na produção. O uso repetido e errado de fungicidas tem culminado na perca de eficiência desses produtos.

Segundo Ribas, o risco é iminente de o país ficar sem proteção para a pior doença da cultura, a ferrugem asiática. A solução para isso é um manejo correto das lavouras com a diversificação do uso de defensivos e o acesso à pesquisa.

Nery explicou o trabalho do Cesb e o desafio desenvolvido pela entidade em busca da maior produtividade de soja no Brasil. Ele ressalta que a agronomia simples e pura é um dos principais recursos para alcançar melhores rendimentos.

Também mostra os benefícios de boas práticas agrícolas, do manejo de solo e da aplicação da pesquisa para desenvolver as lavouras com rentabilidade econômica.

Na próxima quarta-feira, 29, o Cesb realiza o Fórum Nacional da Máxima Produtividade de Soja, para premiar agricultores que alcançaram os melhores rendimentos nas lavouras na safra 2015/2016.

Na temporada passada, o recorde foi de 142 sacas por hectare. A média é feita em uma parcela pequena da propriedade. Mas os métodos agronômicos, os cuidados técnicos, investimentos genéticos, mecanização e toda experiência do agricultor fazem a diferença. Em toda a fazenda, de mais de 600 hectares, a média ficou em 90 sacas por hectare.