Carne Fraca: governo agiu rápido e evitou estragos maiores, analisa ex-secretário de Defesa Agropecuária

Em entrevista ao programa Direto ao Ponto, Enio Marques afirmou que a participação do ministro Blairo Maggi foi fundamental nas tratativas com países importadores

Fonte: José Cruz/Agência Brasil

O governo federal foi eficiente e agiu com rapidez para amenizar os efeitos negativos da Operação Carne Fraca sobre as exportações brasileiras de proteína animal. A ação também serviu para tranquilizar a população quanto à qualidade da carne consumida no país. Essa é a avaliação do consultor e ex-secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Enio Marques. Em entrevista ao programa Direto ao Ponto, ele afirmou que a participação do ministro Blairo Maggi foi fundamental nas tratativas com países importadores, ao mandar informações, receber comitivas, visitar frigoríficos e dar total transparência ao processo de produção e de fiscalização do Brasil. O resultado disso são as reaberturas quase totais dos mercados que haviam colocado algum embargo aos produtos nacionais após a investigação da Polícia Federal.

Segundo Enio Marques, o Sistema de Inspeção Federal é rígido, mas precisa avançar no sentido de garantir maior controle sobre o trabalho realizado. Ele defende que os superintendentes estaduais de agricultura e os chefes dos serviços de fiscalização sejam especialistas nessas áreas, com conhecimento técnico e específico, e não indicações políticas. “Não pode ser um burocrata. Como vamos saber se o fiscal cumpre a legislação? Por isso, é preciso avançar. As equipes de inspeção têm que ser menores e temos que ter outras ferramentas de controle, para saber se está sendo cumprida a lei”.

O ex-secretário avalia que os casos de corrupção descobertos pela Polícia Federal são resultados de um estresse causado no sistema de inspeção, que é muito antigo. E por isso ele sugere mudanças, com modernização e informatização, para que o Ministério da Agricultura tenha mais controle sobre aquilo que está sendo feito na ponta.

O fechamento parcial de alguns mercados importadores depois da repercussão exagerada e midiática, segundo avaliação de Enio Marques, da Operação Carne Fraca, serve também para uma autocrítica. “Em situações muito mais simples, o Brasil ia fechar as portas imediatamente. Ia afertar mercados, alterar preços”, avaliou. Na opinião dele, o Brasil é uma referência mundial em qualidade na produção de carnes e isso garantiu a retomada da normalidade no comércio com as demais nações muito rapidamente.