Canal Rural transmite o Primeiro Fórum Estadual do Leite do RS

Assista diretamente de Ijuí (RS) ao evento que coloca em discussão os caminhos para melhorar a qualidade do leite

Fonte: Sepaf/MS

Acompanhe ao vivo pelo Canal Rural ou pelo site a transmissão do Primeiro Fórum Estadual do Leite: Rumo à Excelência, diretamente de Ijuí, no Rio Grande do Sul. No Dia Internacional do Leite, comemorado nesta sexta-feira, dia 24, o evento coloca em discussão os caminhos para melhorar a qualidade do produto. A questão envolve toda a cadeia, passando por produtores rurais, transportadores e indústrias, chegando aos consumidores.

O Fórum Estadual do Leite é apresentado pela jornalista Kellen Severo, que comanda também o Mercado e Cia, ao vivo, de Ijuí, a partir das 12h20min. A realização do evento é do Sindicato da Indústria de Laticínios do Rio Grande do Sul (Sindilat‐RS), do Sistema Farsul, da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag‐RS) e do Cana Rural, com apoio técnico da Embrapa e da Unijuí. 

O fórum deverá ser realizado em outros municípios gaúchos no segundo semestre do ano. O público pode participar da discussão com perguntas aos painelistas e comentários pelo WhatsApp (11) 98524‐0073 e pelo Facebook

Debates

Painelistas e debatedores falam sobre iniciativas que incluem a contribuição decisiva da pesquisa no processo de qualificação do leite. Eles também relatam os programas em andamento para desenvolver o sistema de produção cada vez mais. Entre os painelistas do evento, estão pesquisadores, representantes de entidades do setor e autoridades.

O governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, participa da abertura do fórum. O secretário da Agricultura, Pecuária e Irrigação do estado, Ernani Polo, destaca aspectos da legislação do setor lácteo. Já o chefe‐geral da Embrapa Gado de Leite, Paulo do Carmo Martins, apresenta apresenta o Sistema de Monitoramento da Qualidade do Leite Brasileiro.  A pesquisadora da Embrapa Clima Temperado Maira Balbinotti Zanela, que trabalha com qualidade do leite relata ações realizadas pela insituição.

Entre os debatedores do fórum, também está o diretor financeiro da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), Jorge Rodrigues. Coordenador das comissões de Grãos e do Leite da entidade, ele diz que a remuneração pela qualidade é uma bandeira da cadeia produtiva. O secretário-geral da Fetag‐RS, Pedrinho Signori, também participa das discussões.

O professor Roberto Carbonera, chefe do Departamento de Estudos Agrários da Unijuí, apresenta a Rede Leite, uma experiência de desenvolvimento regional que envolve várias instituições. O painel do qual participa analisa ainda a legislação do segmento e marca o início da regulamentação que deverá ajudar a qualificar o produto.

Lei do Leite

O Rio Grande do Sul é o primeiro estado a criar e regulamentar a Lei do Leite. A legislação institui o Programa de Qualidade na Produção, Transporte e Comercialização de Leite, que tem entre seus objetivos coibir fraudes e adulterações no leite, preservar a saúde pública e ampliar os mercados interno e externo. A lei prevê benefícios sociais e econômicos para todos os integrantes da cadeia produtiva do leite.

A produção brasileira de leite foi de 35,2 bilhões de litros em 2014, segundo informações da Pesquisa da Pecuária Municipal do IBGE, com crescimento de 2,7% em relação a 2013. Os três estados do Sul produziram juntos 12,201 bilhões de litros, tornando a região a maior produtora de leite do país. 

O Rio Grande do Sul tem a melhor produtividade, com média anual de 3.183 litros de leite por vaca. Os gaúchos estão no segundo lugar no ranking dos estados produtores de leite, atrás de Minas Gerais.