Grupo do PR vai importar 90 mil t de milho para frangos

Cereal será trazido da Argentina até o fim de maio pelo GTFoods, de Maringá, para baratear custos enquanto segunda safra não chega ao mercado

Fonte: Jonas Oliveira

O Grupo GTFoods, conglomerado avícola com sede em Maringá (PR), informou que vai importar 90 mil toneladas de milho da Argentina, em virtude dos altos custos do cereal no mercado interno brasileiro. Segundo a empresa, as compras têm como objetivo manter a produtividade apesar da escassez de milho no mercado doméstico.

A previsão é de que os embarques ocorram até o fim do mês de maio. “O volume total de compras já realizadas no mercado interno e externo vão atender a 70% da nossa demanda até a entrada da safrinha (segunda safra), em julho”, afirmou o gerente corporativo de suprimentos do grupo, José Carlos Ferreira Junior, em nota. 

Além de garantir o abastecimento, o gerente ressalta que o valor do insumo deve ser menor que no mercado interno. As embarcações chegarão pelo porto de Imbituba, em Santa Catarina, o que reduz os custos de frete. Além disso, para a empresa, contribui também para um valor final do milho com condições de competir com o atualmente verificado no mercado interno.

Criado em 2011, o Grupo GTFoods detém as marcas Canção Alimentos, Frangos Canção, Gold Frango, Mister Frango e Bellaves.

Com exportações volumosas nos primeiros meses do ano e uma safra de verão menor que a anterior, os relatos são de escassez de milho no mercado interno. Desde o início do ano, o indicador Cepea/Esalq/BM&FBovespa registra valorização de 34,3%, alcançando R$ 49,46 a saca de 60 quilos na última quinta-feira.