Mais um touro de elite morre no mês: o nelore Austero, picado por cobra

Terceiro reprodutor de alta genética a morrer em poucas semanas, animal teve filhos considerados de alto desempenho em ganho de peso 

Fonte: Alta/divulgação

Maio de 2016 não está sendo fácil para a alta genética bovina. Depois da morte do touro nelore Funcionário de Naviraí e do gir leiteiro Tango, agora foi a vez de Austero, reprodutor nelore de alto pedigree na produção de carne.

A Alta, empresa que comercializa o sêmen do animal, divulgou comunicado afirmando que o touro CEN 6740 Austero – seu nome completo – morreu no último dia 20, vítima de picada de cobra na sede da fazenda onde vivia, em Jussara (GO). O bovino, de 6 anos, era propriedade de César Brugnera, Marco Pedrosa e Gilberto Pires.

De acordo com a Alta, o touro possuía carcaça muito volumosa, com destaque para a profundidade das costelas. “Austero foi primeiro reprodutor PO/Ceip [puro de origem e com certificado de seleção genética] do mercado, garantindo aumento de produtividade para a maior parte dos plantéis nacionais. Perdemos um importante touro”, diz Rafael de Oliveira, Gerente de Produto Corte Zebu da Alta.