Governo tenta retomar exportação de pescados

O Ministério da Agricultura realiza um treinamento para capacitar servidores para certificar barcos de pesca; a medida é necessária para uma eventual volta dos embarques

Fonte: Pixabay/Divulgação

O Ministério da Agricultura avançou na tentativa de reverter a suspensão das exportações de pescados à União Europeia. Até a quarta-feira, dia 21, o governo vai realizar um treinamento para capacitar servidores da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) para certificar barcos de pesca e atracadouros.

A certificação é necessária para que ocorra a eventual retomada dos embarques, o que ainda dependerá da aprovação dos europeus. Entre outros 40 tópicos, os principais itens para verificação nos barcos são o local do acondicionamento do gelo, a capacidade de frio e as condições a higiene.

“Nesta primeira etapa serão treinados quatro funcionários da Cidasc e mais um auditor fiscal federal agropecuário do Mapa. Santa Catarina será o primeiro estado do país a iniciar este projeto piloto, e lá deverão ser fiscalizadas cerca de 20 embarcações”, disse o secretário de defesa agropecuária do Ministério da Agricultura, Luís Rangel. Ele disse ainda que a meta é buscar o fim das restrições até o fim de março.