ABQM começa a identificar cavalos por chip

Microchip facilita reconhecimento dos cavalos antes das provas

Fonte: Canal Rural

Os cavalos que participam das competições da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM) estão sendo identificados com um microchip, para facilitar o reconhecimento dos cavalos antes das provas. Em breve, o dispositivo vai ser obrigatório.

A colocação é feita através de injeção. O veterinário injeta um microchip com todas as informações do animal. Outro aparelho faz a leitura do dispositivo inserido no cavalo, como um leitor de código de barras. 

O chip tem 1,5 centímetro de comprimento e 2 milímetros de espessura. Ele é colocado entre os músculos do animal e não causa nenhum problema.

– É super tranquilo. Normalmente o proprietário traz o animal e compete no mesmo dia. nao tem problema nenhum –diz o médico veterinário Mateus Russo.

Atualmente, a identificação dos cavalos é feita manualmente, de acordo com as características e marcas do animal descritas na documentação, mas o processo está com os dias contados.

– Quando o animal chega pra participar das provas a gente tem toda uma identificação que é feita a olho, resenha por resenha. Com o chip, agora vai ser muito mais rápido pro criador, pro técnico que faz essa conferencia e muito mais confiável – diz o superintendente-técnico da ABQM, Daniel Costardi.