Alta no trigo puxa o preço dos panetones

Cereal produzido no RS subiu 6% na comparação com o ano passado

Com o Natal chegando, a indústria da panificação concentra esforços para atender a demanda por panetones. Com isso, a oferta cresce, mas neste ano o produto vai sair mais caro para o consumidor. Um dos motivos é a alta no preço do trigo.

A reportagem do Canal Rural foi até uma fábrica para ver como os panetones são feitos. Para produzir a massa base do produto, os ingredientes são bem simples. “Tem os complementos, as gemas, as frutas, tudo, mas o básico mesmo é farinha, açúcar e gordura”, diz Euler Batista dos Santos, subgerente de produção. E é muita farinha. Na fábrica visitada, são mais de duzentas toneladas para produzir seiscentas mil unidades de panetone.

A matéria-prima está mais cara este ano. O preço do trigo pago ao produtor subiu 6% no Rio Grande do Sul e 5% no Paraná em outubro. E essa conta chega para a indústria da panificação./

“Nós tivemos um reajuste em torno de 6% na farinha de trigo, em torno de 10% na fruta cristalizada, na uva passa e na margarina”, diz Antero José Pereira, presidente da Sampapão. E, não tem jeito, a indústria vai repassar o aumento de custos para o consumidor.

Mesmo com a crise econômica e com o panetone mais caro, o setor espera que as vendas sejam pelo menos iguais às do ano passado, quando foram vendidos 70 milhões de panetones no país.