Café: grãos certificados valem até 25% mais

Mesmo com a queda na exportação neste ano, o setor acredita em recuperação para as próximas safras

Fonte: Pexels

A sustentabilidade na produção de café foi um dos temas do Coffee Summit, evento realizado nesta sexta-feira pelo conselho dos exportadores de café. Quem consegue agregar esse tipo de valor pode receber até 25% a mais pelo produto.

“O café é um exemplo de como a gente tem que aperfeiçoar o código florestal e você pode cultivar conservando o solo e a água. Precisamos ter um código florestal que premiasse a boa prática de quem conserva”, disse o pesquisador da Embrapa, Evaristo de Miranda.

Mesmo com o preço atrativo, a demanda por este tipo de café está menor em 2017. No acumulado de janeiro a maio deste ano, foram exportadas 1,8 milhão de sacas, redução de 36% em comparação com o mesmo período de 2016.

“Eu acredito que deverá ter recuperação a partir do próximo ano, mas é importante salientar que este mercado é crescente no mundo e que nós estamos firmes e vamos continuar trabalhando firmemente pra cada vez ter um espaço maior neste mercado”, analisou Nelson Carvalhaes, presidente do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé).