Colheita do milho está atrasada em Bragança Paulista

Safra 2014/2015 terá quebra de produtividade, mas abaixo do registrado no ano passadoA colheita de milho em Bragança Paulista, interior de São Paulo, está atrasada por conta da estiagem registrada no fim do ano passado. Mesmo assim, a perda de produtividade deverá ser menor do que em 2014.

Fonte: Canal Rural

A cidade possui 300 produtores e 5 mil hectares de milho plantado. O processo de semeadura, que normalmente ocorre em outubro, foi iniciado apenas em novembro, e neste período calhou de ocorrer uma forte seca. As chuvas vieram apenas em fevereiro, provocando uma perda de produtividade de 30%.

A quebra da safra, porém, terá um impacto menor que o registrado na safra passada, quando as perdas atingiram 50% da produção. A previsão é que a safra atual, que será colhida até maio, terá uma produtividade de 130 sacas por hectare, enquanto em anos anteriores a média era de até 200 sacas.

Outra notícia boa é que o milho registrou uma valorização de 8,7% em março, na comparação com os preços de fevereiro. A saca de 60 quilos está cotada a R$ 30. Apesar da alta, o pecuarista está pagando 7,8% menos no grão, na comparação com o mesmo período do ano passado.