Feira orgânica em São Paulo aumenta renda de produtores em até 80%

Para participar da feira, produtores precisam passar por curso de capacitação do Senar 

Fonte: Pixabay/divulgação

Já pensou em vender a produção sem passar pelo atravessador? Em Bragança Paulista, interior de São Paulo, é possível. Uma feira orgânica tem feito produtores aumentarem o lucro em até 80%. 

Para que possam expor os frutos no local, os agricultores precisam frequentar um curso do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), onde passam por capacitação profissional. O objetivo é aprender mais sobre as diversas etapas desde a produção até a venda. 

“Aprendemos a higienizar os produtos, a questão de comercialização, dar preço. Nós não temos entendimento sobre essas coisas. Aprendemos como armazenar, como levar para a feira, como tratar, como expor. Isso foi muito importante”, conta a produtora Aida Maria Santos Rodrigues. 

Um dos principais objetivos é levar ao consumidor final um produto mais fresco, com maior qualidade nutritiva. 

“Vem direto do produtor rural para o consumidor final. Eles colheram os produtos hoje. Então, vem direto do campo para o consumo, sem nenhum transporte, sem longas distâncias. É um produto com muito mais qualidade, mais fresco e excelente qualidade nutritiva”, conta a engenheira agrônoma e instrutora do Senar Flavia Sellmer Antoni. 

Sem a presença de um atravessador final, as vendas aumentam e, consequentemente, o lucro também. Ivone Dias é uma das produtoras que começaram a expor na feira de Bragança. Desde então, viu a receita aumentar em 80%. 

“Nós podemos vender nossa mercadoria diretamente ao consumidor, sem atravessador. Então, isso para a gente é maravilhoso, uma coisa ótima. Tudo que contém o atravessador desvaloriza muito a mercadoria. E quem mexe com verdura sabe que é muito trabalhoso para ter lucro final”, afirma.