Governo anuncia que vai comprar excedente de arroz

Além de confirmar a compra do grão, Secretário de Política Agrícola do Mapa afirmou que taxa de juros do Plano Safra pode ser menor neste ano

Fonte: Irga

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) anunciou nesta quinta-feira, dia 8, que vai comprar o excedente de arroz a partir da próxima semana, por meio do programa de Aquisições do Governo Federal (AGF). Além da medida de apoio ao setor, que vive uma grave situação financeira, o governo sinalizou que os juros do Plano Safra deste ano podem ser menores que os de 2017.
 
A confirmação da compra do grão, por meio do programa de Aquisições do Governo Federal (AGF), partiu do secretário de Política Agrícola, Neri Geller, durante a Expodireto Cotrijal, feira realizada em Não-Me-Toque (RS). “A demanda do setor é para fazer (a aquisição) de 1,2 milhão de toneladas, que seria o excedente de produção. Nós, só de AGF, temos ‘bala na agulha’ para fazer 1,4 milhão de toneladas”, diz Geller.
 
 O secretário confirmou também que está discutindo a taxa de juros do Plano Safra com a equipe econômica do governo. Segundo ele, com queda dos índices de inflação e da Selic, abre-se um espaço para negociar as taxas do crédito agrícola. “ (Mas) Não queremos criar uma expectativa muito forte com relação a quanto vai ser baixada essa taxa de juro, porque nós ainda estamos fazendo um debate técnico com a equipe econômica”, afirma.