Governo de São Paulo lança pacote de medidas para simplificar a produção agropecuária

Alguns processos devem ser simplificados por meio do Agro Fácil, ganhando versões eletrônicas mais eficazes 

Fonte: Roberta Silveira/Canal Rural

O governo de São Paulo lançou nesta segunda-feira, dia 20, o programa Agro Fácil, que conta com um pacote de medidas para reduzir a burocracia para quem produz no estado. De acordo com as diretrizes do projeto, alguns processos devem ser simplificados, como a Guia de Transporte Animal Eletrônica, E-gta, que também passa a valer para a piscicultura.

“A ideia é que tudo seja feito de maneira eletrônica, incluindo as atividades de pouca prática ambiental, a própria declaração de conformidade ser feita pela própria secretaria de agricultura. São objetivos de desburocratização e, para isso, nós precisamos valorizar o setor produtivo”, disse o governador Geraldo Alckmin durante a cerimônia.

Depois do Rio Grande do Sul, São Paulo é o segundo estado a adotar a iniciativa feita nos moldes do plano Agro+, lançado em agosto do ano passado pelo Ministério da Agricultura.

O lançamento do programa em São Paulo contou com a presença do ministro da Agricultura, Blairo Maggi, e do presidente Michel Temer. Em seu discurso, Temer falou sobre a reforma da Previdência e a inflação. “A queda da inflação (deve ocorrer) em brevíssimo tempo. Neste mês de janeiro nós tivemos 0,38%, a menor inflação dos últimos 20 anos e a projeção de 0,38% para os próximos 12 meses pode revelar uma inflação abaixo dos 4,5%, que é o centro da meta, ou até menos de 4%. De igual maneira, os juros vão caindo responsavelmente, porque é importante que os juros reais sejam incentivadores do investimento”, disse.