Já pensou em controlar as máquinas a distância?

A Agrishow está cheia de alternativas e tecnologias modernas para os produtores rurais que querem ter sempre os olhos no campo, engordando o gado

Fonte: Canal Rural

Na Agrishow de 2016, além das grandes máquinas, softwares e aplicativos ganharam espaço para aumentar o rendimento no campo. A tecnologia da informação pode ser uma importante aliada da alta produtividade. Quem visita a feira encontra as maiores e mais modernas máquinas e também os principais programas de computador do mercado.

Por exemplo: tudo que acontece na cabine do trator ou da colhedora pode ser acompanhado à distância por quem está na sede da fazenda ou na cidade. Pode acreditar. 

Mais do que monitorar o serviço, a tecnologia pode ajudar quem está operando a máquina a fazer um trabalho mais eficiente. Em breve chegará ao Brasil um sistema que integra as máquinas a tablets e smartphones. Enquanto o trabalho é feito no campo, vai ser possível verificar a velocidade e o consumo de combustível, e até se o equipamento está com algum problema. O histórico de toda a operação também poderá ser consultado a qualquer momento. Tudo isso conectado à internet.

“Não precisa ser sinal 3G. Com apenas uma conexão GPRS a gente já consegue ter estas informações. Essa conexão GPRS seria mais ou menos um 2G. Então, com uma banda pequena de comunicação, a gente já consegue transmitir algumas informações”, explica Alex Mendes, especialista em Soluções Integradas da John Deere.

A novidade de outra empresa é um monitor para ser colocado nas máquinas, com ele é possível sugerir ao operador, à distância, o que deve ser feito. Na tela, aparece uma mãozinha indicando o comando adequado para a situação. “A pessoa de suporte, por exemplo, que está na cidade, consegue acessar remotamente o monitor e fazer uma indicação de onde o operador precisa ir, qual configuração exata o operador precisa fazer, uma correção, aquele ajuste, que está sendo necessário”, demonstra Fernando Compagnon, especialista de Produto da Timble.

O profissional está na Agrishow para mostrar o aplicativo que desenvolveu com um amigo, que auxilia a aplicação de produtos na lavoura. Ao acessar, basta escolher a cultura, o produto que vai ser usado e o objetivo da aplicação. Com poucos cliques, o aplicativo mostra quais são os bicos que devem ser usados no pulverizador, evitando desperdício. Além das empresas que já estão consolidadas no mercado, a feira também é uma oportunidade para quem está começando.

“O número de contatos que a gente consegue fazer e o número de potenciais apoiadores da nossa ideia é muito grande. É uma oportunidade de se fazer uma ideia boa crescer”, estimula o pesquisador Walter Maldonado Júnior.