MG: preço do milho despenca e agricultores apostam na produtividade para reverter perdas

O produtor do Triângulo Mineiro modificou o perfil de plantio, usando variedades mais precoces de soja, o que permite a colheita mais cedo da primeira safra

Fonte: Canal Rural

O plantio do milho safrinha já começou no Triângulo Mineiro e os produtores estão preocupados com os efeitos da operação Carne Fraca nos preços do produto. Para compensar a queda nas cotações, o setor aposta na produtividade, como demonstra o presidente do Sindicato Rural de Uberlândia, Tiago Fonseca.

“O produtor modificou muito o perfil de plantio, usando variedades mais precoces de soja e isso permite a colheita mais cedo da primeira safra. segundo porque nós temos grandes integradores e esmagadoras que realmente tem esse consumo aqui, nós também estamos em uma região de bacia leiteira muito forte e isso é muito importante para o setor”, disse durante a Femec, feira de máquinas, equipamentos, implementos, insumos agrícolas, veículos utilitários e de passeio promovida pelo Sindicato Rural de Uberlândia.

Até o momento, as lavouras de milho na região estão se desenvolvendo bem e a expectativa é que a produção seja 20% maior em relação à temporada passada. O que preocupa os produtores, no entanto, são os preços do grão que estão cada vez menores.

“O preço de milho safrinha está em torno de R$ 22 aqui na região para entrega em julho e agosto. O preço caiu em relação aos últimos meses com a expectativa de aumento de área e, no Triângulo Mineiro, a gente calcula em torno de 10%. A demanda também diminui e os produtores têm estoques elevados, então o preço vem caindo consideravelmente”, falou Renato Cozadi, gerente regional da Cargill, empresa que processa cerca de 1,8 mil toneladas por dia na região.

Diante deste cenário, os produtores apostam na produtividade. Pensando nisso, a sexta edição da Femec trouxe várias tecnologias voltadas para o milho. Em um campo experimental, foram plantados nove híbridos do grão, sendo oito indicados para a safrinha e com um que já pode chegar ao mercado no próximo mês.

“Esse novo híbrido tem um excelente potencial produtivo, tem sanidade e se encaixa muito bem para quem vai fazer safrinha aqui no Triângulo Mineiro. Tem potencial e é precoce”, disse o representante comercial Ademir José Torchetti.