Produtores cultivam minhocas para completar renda

Negócio tem se mostrado lucrativo para quem precisa de uma renda extra no fim do mês

Fonte: pIXABAY

O cultivo de minhocas tem se mostrado uma alternativa simples e rentável para o produtor que deseja incrementar a renda e ainda produzir matéria orgânica nutritiva. À primeira vista, quando se entra em uma estufa que abriga o cultivo de minhocas, nem dá para saber qual é a atividade desenvolvida ali, já que as “estrelas” dessa atividade passam todo o tempo escondidas na terra.

Segundo o criador de minhocas Luís Fernando Fregolon, de Campinas (SP), as minhocas não se desenvolvem em qualquer solo e é preciso um cuidado especial com o habitat dos animais. “A matéria orgânica geralmente é esterco de gado que é pego aqui da região, próximo às cidades vizinhas e também da torta de filtro, que é um resíduo que vem da usina de cana de açúcar e é muito bom para o uso na minhocultura”, disse.

Considerado um especialista na atividade, Fregolon começou com poucas minhocas em um pequeno viveiro. Hoje a área está maior, com 1,5 mil metros. Com essa dimensão, segundo ele, é possível produzir 600 quilos de minhoca nos meses mais produtivos. “Você precisa de uma área não muito grande. O ciclo da minhoca é de 40 a 60 dias desde o período em que ela nasce”, disse.

A criação depende do clima, pois o desenvolvimento é mais lento no inverno e mais rápido em dias mais quentes.

Variedade

A espécie escolhida pelo criador, a gigante africana, é considerada especial. Além de se adaptar bem ao clima tropical e reproduzir rapidamente, ela costuma ficar encorpada e vira uma isca ideal para os pescadores.

Segundo Luís Fernando, dá para lucrar um pouco mais em períodos de baixa produtividade, com o quilo da minhoca sendo vendido a R$ 25. “A gente começou com uma atividade alternativa de renda e, graças a Deus, a gente ajudou a desenvolver a minhocultura aqui em Campinas e região e é rentável de uma forma que dá pra sobreviver”, falou.

Procura por húmus

Além da venda convencional de minhocas para a pesca, os criadores estão olhando para um mercado em especial: o de jardinagem. Isso porque o húmus, material orgânico produzido pelas minhocas, tem sido cada vez mais reconhecido como um material altamente nutritivo para o cultivo de plantas das mais variadas espécies.

“O húmus tem matéria orgânica disponível pronta pra planta. Então, a planta que é adubada com húmus ganha nutrientes à vontade e isso é muito útil pra adubação”, disse o engenheiro agrônomo Paulo Namur Claro, da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati).

Na agropecuária do Newton César Boarati, também em Campinas, a procura pelo húmus nos últimos cinco anos aumentou em pelo menos 100%. Entre os clientes estão paisagistas horticultores de apartamento, que descartam de vez o uso de adubos químicos. “Além de ser nutritivo, ele não vem com pragas ou com sementes, porque a minhoca tritura todo o produto, tudo que ela come é triturado e não dá praga na produção de hortaliças nas residências”, disse Boarati.