Rentabilidade da produção de leite é 20% menor em 2018

Mesmo com queda nas importações, pecuaristas ainda amargam para conseguir sobreviver na atividade

Fonte: Reprodução/Canal Rural

Produzir leite no Brasil, hoje, é considerado um desafio. O setor enfrenta uma crise severa, com margem de lucro estreita ou mesmo nula. A alta do dólar elevou a competitividade do produto nacional, freando as importações — que ficaram 47% abaixo neste semestre frente ao mesmo período de 2017 —, mas também prejudicou a cadeia em outro ponto bastante delicado: os custos de produção.

O maior impacto foi sentido nos valores de rações e medicamentos. Em Piracicaba, interior de São Paulo, o pecuarista Arlindo Gimenes conta os gastos aumentaram 20% no último mês. “Está dando prejuízo! Faz 60 anos que eu faço isso. No começo era bom. Agora, já não tem mais jeito”, desabafa. Para piorar a situação, o segundo trimestre é o período em que os produtores mais precisam dar suplementos ao gado, devido ao menor volume de pasto disponível.

Valter Galvan, analista de mercado da Milk Point, diz que apesar da alta na cotação do leite prevista para os próximos meses, a rentabilidade com a atividade deve encolher. “Estamos com margem 20% abaixo, comparado ao período de janeiro a abril do ano passado, em função do preço do leite mais baixo e os de soja e milho, mais altos”, explica.  

O engenheiro agrônomo Tiago Cavalheiro, que presta consultoria aos pecuarista do interior de São Paulo, afirma que está cada vez mais difícil permanecer na atividade. A dificuldade de escoamento agrava ainda mais o cenário. “Para escoar o produto está meio complicado. Antes, o leite era a principal atividade. Hoje, o pessoal plana cana, eucalipto etc”, relata o técnico agropecuário.