Sem quebra-galhos: saiba como fazer a poda em frutíferas de inverno

Julho e agosto são a melhor época para cortar os ramos de frutíferas de clima temperado, como videiras e figueiras

Fonte: Andrea Farias/MDA

Os meses de julho e agosto são a melhor época do ano para fazer a poda em frutíferas de clima temperado, como videiras e figueiras, já que há pouca chuva no período. Ainda assim, o processo é trabalhoso, mas fundamental para manter a saúde e a boa produtividade nos pomares. No caso das uvas, a poda faz a produção multiplicar de um ano para outro.

O produtor de uvas João Martins, de Jundiaí (SP), e o engenheiro agrônomo Sérgio Mesquita Pompermaier dão as dicas de como proceder para ter um trabalho bem feito.

Veja o que fazer:

1. Antes de começar, é bom se certificar de ter as ferramentas corretas para o trabalho, como tesouras especiais para videiras. No caso da figueira e plantas mais vigorosas, ter um serrote para galhos mais grossos também ajuda.

2. Entre 30 e 45 dias antes da data em que se pretende fazer a poda, deve-se fazer a adubação do parreiral, mas não é indicado usar cal.

3. O primeiro passo para uma poda correta é fazer a limpeza das ruas do pomar. No caso das videiras, essa limpeza tem que ser feita entre 15 dias e um mês antes da poda.

4. A videira tem que ser podada todos os anos, retirando-se os brotos antigos e galhos secos do ano anterior. Isso fará com que venham novos brotos, mais fortes e com maior qualidade.

5. O método que João Martins utiliza em sua lavoura é retirar um galho e deixar outro com duas gemas. Segundo ele, se a planta for podada baixo, o pé se conserva melhor; se for podada mais alto, o trabalho será prejudicado posteriormente.

6. Há produtos que podem ser aplicados no local da poda para facilitar a recuperação da planta. Um agrônomo deve ser consultado para fazer essa indicação. Em alguns parreirais, são utilizados plásticos para proteger os ferimentos.