Tudo o que você precisa saber para cultivar alface

Hortaliça exige a escolha adequada da variedade e um cuidado especial com o solo 

Fonte: reprodução/Canal Rural

O cultivo de hortaliças demanda cuidados minuciosos. Com a alface, vale a mesma estratégia para ober plantas com qualidade. O engenheiro agrônomo Rogério Minoru Inaba, consultor técnico de diversas propriedades da região do Alto Tietê, em São Paulo, explica que o primeiro cuidado é escolher a variedade certa para a época do ano.

Feito isto, o passo seguinte é realizar um bom preparo do solo, começando pela análise de solo, que é feita em laboratórios ou centros agrícolas especializados. Dessa forma, verifica-se o nível de pH, a necessidade de calcário, adubação de base e adubação de cobertura, pois os testes mostram os teores de fósforo, potássio, cálcio, magnésio, enxofre e micronutrientes.

A coleta de amostragens pode ser feita pelo próprio produtor. “Ele [agricultor] pode usar um trado, no qual ele vai girar sobre o solo, o solo vai ficar aderido ao trado, coloca dentro de um saco, fazendo uma média de 20 amostras por propriedade”, explica Inaba. Ele afirma que é importante consultar um profissional para avaliar a análise do solo, e fazer uma boa recomendação.

Com o solo corrigido, é importante que o produtor se atente ao espaçamento entre os pés de alface. O ideal é que haja de 30 a 40 centímetros entre elas. Após 15 dias, é preciso fazer uma adubação de cobertura, para ajudar no crescimento, usando-se adubo 25-15, ou equivalente disponível; 40 dias depois, para finalizar a cabeça (no caso da alface americana), pode-se fazer uso de um fertilizante 14-128.

O engenheiro agrônomo alerta que é preciso tomar cuidado com pragas e doenças, principalmente com pulgão, tripes e lagartas.

Para manter a alface saudável, mesmo submetida ao calor do verão, a recomendação é o uso frequente de um medidor de temperatura da planta. Se a alface estiver acima de 28ºC, é preciso reforçar a irrigação.