Entenda como é feita a castração de bovinos

Programa mostra os prós e os contras das três técnicas mais utilizadas para o procedimento

Fonte: Joal Brazzale Leal/Embrapa

A castração de bovinos começou a ser praticada na era cristã e é frequente no Brasil pelas características geográficas das propriedades, onde os sistemas de produção ocupam pastagens extensivas, o que eleva a idade do abate. O objetivo não é só o de manejo, mas a melhoria na qualidade da carcaça.

Porém, existem várias questões que devem ser observadas no planejamento e na realização da castração dos rebanhos. O atrativo principal do processo de castração é a facilidade de lidar com o rebanho, uma vez que os animais castrados ficam mais dóceis e permitem a mistura de bois e vacas. Também as carcaças dos castrados têm mais qualidade e são mais bem aceitas no mercado.

Dos métodos utilizados para castrar machos bovinos, os mais praticados são:

Torquês ou burdizzo: assim chamado porque o objeto serve para esmagar as veias, artérias, canais e ligamentos dos órgãos reprodutores.

Ablação dos testículos: também conhecido como “castração a canivete”. Consiste em se fazer um corte na bolsa escrotal e retirar os testículos do animal.

Imunocastração, que, por meio de injeção, elimina a dor e o desconforto do animal. Quer saber mais? Assista ao vídeo do programa Técnica Rural acima.