Técnica Rural ganha mais serviço e interatividade

Primeiro programa da nova série traz reportagem com as vantagens do plantio direto

Fonte: Reprodução

O programa Técnica Rural, um dos mais tradicionais do Canal Rural, está com novidades. O conteúdo educativo e atual, que sempre apresenta ao público do interior do Brasil as principais técnicas de forma simples e com o lastro dos melhores especialistas do Brasil, agora traz também enquetes, pílulas informativas e incentiva a participação do público. Além de poder receber as respostas das enquetes pelo WhatsApp, o espectador pode enviar sua pergunta, tanto pelo WhatsApp do canal como pelo site. Confira o primeiro programa nesse novo formato e participe. www.canalrural.com.br/tecnicarural

O plantio direto aumenta a produtividade nas lavouras em pelo menos 30% em relação ao sistema convencional. Em época de estiagem, essa diferença pode chegar a 50%. Este é um dos benefícios da matéria orgânica que se deposita no solo, quando o sistema é bem conduzido.

O sistema se caracteriza pela diversificação de culturas numa mesma área de produção. As espécies que mais se adaptam a cada região são:

No Centro-Oeste e Norte do país, regiões de clima mais quente, as opções mais

indicadas são:

·         Braquiárias

·         Crotalárias

·         Milho segunda safra

Na região Sul, as opções são:

·         Trigo

·         Aveia

·         Nabo forrageiro

·         Triticale

·         Centeio

Estudos mostram que, além de trazer benefícios ao meio ambiente, o plantio direto reduz a necessidade de máquinas na atividade agrícola, a mão de obra e o uso de insumos. Segundo a Federação Brasileira de Plantio Direto na Palha, só a economia com o óleo diesel, o combustível mais usado nas máquinas e equipamentos agrícolas, chega a 70%.