Tempo

Previsão do tempo indica chuva de 100 milímetros e ventos de 80 km/h

De acordo com a Somar Meteorologia, por conta do tempo fechado no Sul, as temperaturas não devem subir muito nesta terça-feira, 7

Com apoio de

Sul

O desenvolvimento de um ciclone extratropical deve trazer de volta os temporais à região. A Somar Meteorologia chama atenção para os elevados volumes de chuva, que passam dos 100 mm, principalmente no Rio Grande do Sul e sul e centro de Santa Catarina. A precipitação ocorre a qualquer momento no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e sudoeste e sul do Paraná.

Os ventos devem passar dos 80 km/h em toda a região, e ondas que podem chegar aos três metros de altura nos litorais gaúcho e catarinense.

Por conta do tempo fechado, as temperaturas não sobem muito ao longo do dia, em especial no território gaúcho. Por outro lado, do centro, leste e norte do Paraná, o tempo fica firme, e as temperaturas amenas, com ventos moderados.

Sudeste

A condição ainda é de tempo firme em toda a região. O dia começa com chance de nevoeiro na faixa leste de São Paulo e em todo o Rio de Janeiro, mas que logo se dissipa, dando lugar ao sol entre poucas nuvens.

Sem chuva, atenção redobrada para os baixos níveis de umidade relativa do ar durante a tarde.

Centro-Oeste

O tempo volta a ficar firme em todo Mato Grosso do Sul, aliás, todos os estados da região tem tempo firme na terça-feira.

As temperaturas seguem elevadas durante a tarde, e a atenção se volta aos baixos níveis de umidade relativa do ar.

Nordeste

Previsão de pancadas de chuva nos extremos norte e leste da região. Elas devem ser de maneiras isoladas e devem ocorrer mais nos períodos da tarde. Essas instabilidades se devem a umidade que vem do mar, associada à circulação dos ventos. Atenção para volumes mais expressivos na região metropolitana de São Luís (MA).

Já sul do Maranhão até o centro-oeste da Bahia, o tempo permanece firme. E por lá, faz calor, só que no meio da tarde, a umidade cai para níveis críticos, de igual ou abaixo de 30%.

Norte

As condições de chuva continuam as mesmas na maior parte da região. Por conta da alta temperaturas e umidade, são previstas pancadas de chuva rápida acompanhadas de descargas elétricas. Atenção para acumulados ligeiramente mais expressivos no nordeste do Pará, incluindo na capital.

Apenas nos estados de Rondônia, Tocantins e na parte sul do Amazonas e Pará, o tempo segue firme, apenas com variação de nebulosidade.