Soja Brasil

Zema quer privatizar Cemig para aumentar fornecimento de energia para irrigação em MG

O governador participou da Abertura Nacional do Plantio da Soja e ouviu o pedido da Aprosoja local, que quer expandir o cultivo da oleaginosa no estado

Palco da Abertura Nacional do Plantio da Soja na quinta-feira, 24, Minas Gerais está em sexto lugar entre os estados com maior volume produzido. Na safra 2020/2021, a projeção é de aumento de 6%, chegando a 6,3 milhões de toneladas da oleaginosa.

“Creio que poderemos ter grandes surpresas se houver condição climática para implementação da safra”, afirma o presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho do estado (Aprosoja MG), Wesley Barbosa.

Entre as reivindicações da associação para que o agronegócio continue crescendo, estão investimentos para aumentar o fornecimento de energia elétrica para uso em irrigação. De acordo com o governador Romeu Zema, a solução para essa demanda é privatizar a companhia que fornece energia elétrica ao estado.

“A Cemig foi sucateada, deixou de investir e hoje não consegue entregar energia elétrica suficiente e onde é necessário. Ela pode continuar sendo controlada por um estado falido, sujeito a ter maus governantes, ou pode ser privatizada e resolver definitivamente este problema que trava a economia de Minas Gerais”, afirma.

Minas é conhecida como o estado do café, mas a soja vem ganhando espaço nos últimos anos. “O café só ocupa 1,7% da área do estado. Não vamos precisar parar de produzir café para produzir soja. A oleaginosa vai ocupar, principalmente, as áreas de pastagem, com essa nova modalidade de integração lavoura-pecuária”, diz a secretária de Agricultura de Minas Gerais, Ana Valentini.

“O café também tem um mix muito grande com a cultura da soja. Existe muito na região sul de Minas, produtores que plantam café e plantam soja, consorciados também”, diz Arnaldo Reis, presidente da Associação dos Sindicatos Rurais do Sul de Minas.

O que mais foi dito no evento?

O Brasil deve continuar sendo o maior produtor de soja do mundo na safra 2020/2021, com recorde de área plantada, somando 38,4 milhões de hectares. A expectativa é de que a produção alcance 132 milhões de toneladas.

Para a agricultura brasileira vencer as intempéries, um dos principais desafios é ampliar o seguro agrícola. “No Brasil, ele é muito ligado às instituições financeiras, a algumas cooperativas, e não aos grandes negócios, onde as trocas acontecem”, diz o presidente da Associação dos Produtores de Soja do Brasil (Aprosoja Brasil), Bartolomeu Braz.

Em Mato Grosso, maior estado produtor do grão, 60% das 35 milhões de toneladas previstas para este ano já foram comercializadas. Os agricultores estão aproveitando o bom preço e, por isso, cerca de 5% da safra 2021/2022 também já foi vendida.

Mas o presidente da Aprosoja MT, Antônio Galvan, recomenda cautela para não ter prejuízo. “A gente sempre recomenda que ele feche os custos de produção para não correr riscos no ano passado. E já aconteceu, em Mato Grosso, de regiões terem problemas climáticos e o produtor não conseguir cumprir com as vendas futuras”, conta.