Economia

Faesp: alta dos juros deve encarecer crédito rural, estima Fábio Meirelles

Meirelles informou, ainda, que a entidade está fazendo ampla consulta aos produtores paulistas sobre o novo plano, por meio dos sindicatos rurais

plantinhas com dinheiro, seguro rural, crédito rural, pronaf, orçamento, pib, impostos, funrural, mp do agro, investimentos, pib do agro, plano safra, reforma tributária, icms, convênio 100
Foto: Pixabay

A elevação da Selic em 0,75 ponto porcentual, acima da previsão do mercado, de 0,50 ponto porcentual, terá como consequência o encarecimento do crédito rural nas instituições financeiras e dificultará sua contratação pelos produtores. A avaliação é do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp), Fábio de Salles Meirelles.

Em comunicado, o presidente da Faesp disse: “esperamos que esse aumento, no qual o Copom agiu com mão pesada, tenha rápido efeito na contenção da pressão inflacionária, para que os próximos ajustes eventualmente necessários sejam feitos em doses menores e com maior rapidez, a fim de acarretar menor impacto nos juros reais”. Contudo, ele destacou que parte da pressão inflacionária tem origem em commodities cotadas em dólares e na variação cambial, de modo que elevar o juro não produzirá o efeito esperado.

No novo contexto da Selic, o Plano Agrícola e Pecuário 2021/2022 do governo federal assume importância ainda maior, pondera Meirelles. “Na edição 2020/2021, ocorreram avanços importantes, mas os juros das linhas de crédito rural ainda ficaram acima da expectativa. Também há necessidade de aumento da subvenção do seguro rural e outros pontos a serem aperfeiçoados”.

Ele ressalva, porém, que as dificuldades orçamentárias do governo são conhecidas e a taxa básica de juros mais elevada implica exigência maior de recursos para os programas do Plano Agrícola e Pecuário. Meirelles informou, ainda, que a entidade está fazendo ampla consulta aos produtores paulistas sobre o novo plano, por meio dos sindicatos rurais, para formular sugestões a serem encaminhadas ao Ministério da Agricultura.