Enquanto o Sudeste e Centro-Oeste enfrentam os grandes volumes de chuva, o Sul do Brasil se prepara para uma forte onda de calor. Em toda a região Sul, o calor aumenta nos próximos dias, com atenção maior para áreas do Rio Grande do Sul, onde há previsão de máximas que podem superar os 40°C entre a sexta, 14, e o sábado, 15. Em Loanda, noroeste do Rio Grande do Sul, a máxima pode chegar a incríveis 42°C na próxima segunda-feira, dia 17. Já em Uruguaiana, oeste gaúcho, os termômetros podem marcar 43°C também no dia 15 de janeiro, segundo dados do Agroclima.
- Onda intensa de calor vai atingir o Brasil nesta semana
- Confira a previsão do tempo desta quarta-feira
Segundo a previsão do tempo, a formação de um bloqueio atmosférico tem deixado o tempo seco e as temperaturas elevadas no Sul do Brasil provocando perdas generalizadas nas lavouras. Depois deste calorão até há previsão da chegada de uma frente fria que deve levar chuva de 50 milímetros principalmente para a parte Sul do estado. É o que os meteorologistas chamam de aquecimento pré-frontal.
Apesar do avanço de uma nova frente fria, o Rio Grande do Sul segue com tempo ensolarado com muito calor. Tempo aberto também no sul e oeste de Santa Catarina e sudoeste do Paraná. A tendência é redução das chuvas no Brasil central de forma gradativa a partir da sexta-feira, 14, com retorno do tempo firme para Minas Gerais, Espírito Santo e norte do Rio de Janeiro e pancadas isoladas de chuva em São Paulo, Goiás, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.
A quarta-feira, 12, será marcada por temporais e chances de trovoadas fortes no Pará, Mato Grosso do Sul, centro-sul de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso, graças à presença de uma área de baixa pressão atmosférica mais o aumento de áreas de instabilidade. Também aumenta a chance de chuva sobre o interior do Paraná com alguns temporais irregulares.
No Nordeste, a combinação de calor com instabilidades em altos níveis (VCAN) e a presença da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), coloca a região em atenção para chuvas e trovoadas, só não deve chover no leste e sul da Bahia. O estado de Minas Gerais ainda enfrenta mais um dia de mau tempo e chances de chuva a qualquer hora, com risco de trovoadas no triângulo e centro- sul do estado.