Tempo

Temperaturas vão despencar até 30 ºC em áreas do Sul do país

Previsão de chuvas acima da média em alguns estados melhora as condições para a semeadura do milho segunda safra

A chuva aumenta e a frente fria avança ainda mais pela região Sul. A temperatura despenca no Rio Grande do Sul e, em algumas áreas do estado, onde as máximas passaram dos 40°C nos últimos dias, agora terão temperaturas mínimas inferiores a 10°C.

Neste fim de mês, a chuva fica acima da média no Paraná, Mato Grosso do Sul, parte do Sudeste e sul de Goiás, melhorando as condições para a instalação do milho segunda safra.

Nesta quinta-feira, 27, chove ao longo de todo o dia, com acumulados altos, do Paraná até o leste do Rio Grande do Sul, atingindo as três capitais da Região Sul, com risco de formação de alagamentos.

Entre São Paulo e Mato Grosso do Sul, a formação de uma baixa pressão atmosférica entre a costa de São Paulo e outra entre o Paraguai e o estado de Mato Grosso do Sul intensificam os temporais que podem vir a qualquer momento, com rajadas de vento, trovoadas e volumes expressivos. 

Risco de trovoadas também na costa da Bahia, no Piauí, Maranhão e leste de Mato Grosso. Tempo aberto apenas entre o Rio de Janeiro e o Espírito Santo. Essa frente fria rompe o bloqueio atmosférico e a onda de calor se desconfigura.

No oeste e noroeste de São Paulo, assim como no centro, nordeste do estado de São Paulo estão previstas as tempestades mais fortes. “A umidade do solo pode subir 30 pontos percentuais com a volta das chuvas mais fortes no oeste de São Paulo”, diz Celso Oliveira, meteorologista da Somar.

A atenção deve ficar voltada nos próximos dias, já que a partir do desta quinta-feira vamos ter os temporais mais fortes por todo o estado de São Paulo e com acumulados bem elevados especialmente entre os dias 28 e 31, entre sexta e segunda-feira da semana que vem, com potencial para danos.

tempestade chuva
Foto: Pixabay

A semana termina com chuva volumosa entre Santa Catarina e o Paraná, com risco alto para chuva volumosa no litoral destes dois estados e em suas respectivas capitais. No litoral do Paraná, entre sexta e domingo, o acumulado pode chegar aos 150 milímetros. A chuva também ganha força por São Paulo, Rio de Janeiro e sul de Minas Gerais a partir de sexta. Há possibilidade da formação de uma nova Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), capaz de provocar dias consecutivos de céu encoberto e chuva frequente desde o Norte até o Sudeste brasileiro.