Pecuária

Bezerros com duas cabeças nascem no Acre e em Rondônia

"Tenho 44 anos de idade e nunca tinha me deparado com uma cena dessa natureza", disse um dos moradores do interior acriano

Em uma única semana, o Norte do Brasil foi palco para dois episódios considerados raros no meio animal: nascimentos de bezerros com duas cabeças. O primeiro caso ocorreu no interior do Acre. O segundo, por sua vez, foi registrado em Rondônia.

O fato inusitado no Acre ocorreu entre os municípios de Sena Madureira e Manoel Urbano. O nascimento do bezerro com duas cabeças deixou os moradores da região abismados.

“Nunca tinha me deparado com uma cena dessa natureza”

Conhecido como França, um dos moradores do interior acriano relatou que toda a situação lhe causou medo. “Tenho 44 anos de idade e nunca tinha me deparado com uma cena dessa natureza”, disse, conforme registrado por um canal no YouTube. “Muito surpreendente”, completou.

Caso em Rondônia

Dias depois foi a vez de os donos de uma propriedade rural localizada em Ministro Andreazza, no interior de Rondônia, verem mais um caso entrar para as estatísticas de bezerros com duas cabeças. Neste caso, a má formação não ficou restrita ao crânio e à face. O filhote nasceu com sete patas, quatro orelhas e dois rabos, informou Edileusa Barbosa de Moura, dona da fazenda, ao site G1.

“A gente entendeu ali é que poderiam ser gêmeos, mas na verdade viraram siameses”

“Não é uma coisa comum. O que a gente entendeu ali é que poderiam ser gêmeos, mas na verdade viraram siameses, não conseguiu fazer o ciclo certo”, declarou Edileusa, que disse que o parto precisou ser feito com a ajuda de um veterinário. Mesmo assim, o bezerro nasceu morto. “É bizarro”, lamentou a pecuarista.

Bezerros com duas cabeças: fato raro, mas nem tanto

bezerros com duas cabeças - es
Bezerra com duas cabeças no ES | Foto: Arquivo Pessoal/Divulgação

De acordo com estudos científicos, bezerros com duas cabeças nascem devido a uma má formação congênita. Ou seja, a formação do osso da cabeça não se fecha, como se fosse uma hérnia, formando uma bolsa externa.

Apesar de ser considerado raro, casos similares têm ocorrido no Brasil e em outros lugares do mundo. Em dezembro de 2021, por exemplo, uma bezerra de duas cabeças nasceu em Nova Venécia (ES). Em janeiro deste ano, porém, o registro foi feito em Gomati, na Índia.

Leia também: Vídeo: ovelha traz surpresa e dá à luz quadrigêmeos no RS

E mais: Conheça o boi mais ‘chifrudo’ do mundo

E ainda: Passageiros diferentes: carro é parado em SC com três bezerros dentro