Diversos

Vídeo: ovelha traz surpresa e dá à luz quadrigêmeos no RS

O caso aconteceu em São José do Ouro (RS) e surpreendeu o dono do rebanho, que nunca havia visto um parto quádruplo

“Para nós foi uma grande surpresa e alegria”, disse Josiane, esposa de Mauro Cesar Dondoni, produtor rural de São José do Ouro (RS). A alegria em questão se refere ao caso de uma ovelha que deu luz à quadrigêmeos em sua propriedade rural.

“Nós fomos lá no pasto olhar o que estava acontecendo e percebemos que ela estava parindo. Olhando para o chão, vimos três filhotes na grama. Porém, percebemos que a ovelha ainda viria a derrubar outro filhote, o que nos surpreendeu, pois nunca algo desse tipo havia acontecido antes em nossa propriedade“, disse Josiane.

Dondoni disse que já tinha visto uma ovelha dar à luz três filhotes. Contudo, o nascimento de quadrigêmeos foi algo novo para ele, e o deixou emocionado.

Porém, a notícia triste desse caso foi que um dos filhotes acabou morrendo no dia seguinte ao nascimento.

“Não se sabe o que aconteceu ao certo, se ele foi pisado ou se a mãe dormiu em cima. Só sei que tem três que ainda estão com ela e estão fortes e saudáveis“, diz o produtor.

ovelha
Foto: Reprodução/ Whatsapp

Ao mesmo tempo, ele ainda afirma que mesmo com a morte de um filhote, a mãe terá dificuldade na criação dos outros três e que ainda não sabem como vão fazer para auxiliá-la.

ovelha
Foto: Reprodução/ Whatsapp

Por fim, o casal gaúcho afirma estar esperançoso com as crias de outros filhotes vindos de outras ovelhas de sua propriedade.

“Nós temos poucas ovelhas, apenas 20, mas todas estão prontas para dar cria,  algumas inclusive estão com uma grande barriga o que nos deixa esperançosos para que outro caso desse tipo aconteça”, disse Josiane.

Ovelha: caso de quadrigêmeos é raro

O parto quádruplo em ovelhas não é nada comum, de acordo com especialistas do setor. A cada 2 mil partos, há chance de ocorrer um caso como esse, segundo o médico-veterinário Rodrigo Ritt.

O Canal Rural já trouxe outro caso desses com ovelhas em 2021. Ele aconteceu também no Rio Grande do Sul, em Cruz Alta.

Em outra oportunidade, em 2016 e também no Rio Grande do Sul, dois machos e duas fêmeas idênticos nasceram em um potreiro, na pastagem de grama.