O Supremo Tribunal Federal (STF) terá novo comando a partir das 17h desta segunda-feira (12). Para o horário, está programada a sessão de posse da ministra Rosa Weber como presidente da Corte — cargo para o qual foi eleita no mês passado.
Ministra do STF desde 2011, quando foi indicada pela então presidente Dilma Rousseff, Rosa Weber será a presidente do Supremo até o início de outubro do próximo ano, quando completará 75 anos de idade e terá de se aposentar de forma compulsória.
No cargo de presidente do STF, a ministra será sucessora de Luiz Fux. Luís Roberto Barroso assumirá, também no fim da tarde desta segunda-feira, o cargo de vice-presidente do Supremo.
Rosa Weber: de juíza do trabalho a presidente do STF
A próxima presidente do STF é gaúcha de Porto Alegre. Formada pela turma de 1971 do curso de ciências jurídicas e sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Rosa Weber construiu carreira na magistratura como juíza do trabalho. Fez parte do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região de 1991 a 2006, chegando a presidi-lo de 2001 a 2003.
Antes de chegar ao STF, ela foi ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST) de 2006 a novembro de 2011. Já como integrante da Suprema Corte brasileira, presidiu o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de 2018 a 2020.
Diferentemente de alguns de seus pares no Supremo, Rosa Weber não tem contas ativas nas redes sociais e evita conceder entrevistas.