Chamada pública seleciona projetos de bioeconomia em quatro estados Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Diversos

Chamada pública seleciona projetos de bioeconomia em quatro estados

A iniciativa vai apoiar o desenvolvimento de novas soluções tecnológicas baseadas no 'uso industrial da biomassa'

Já está disponível o resultado da Chamada Pública Conjunta Brasil-Alemanha para projetos de bioeconomia.

A iniciativa apoiará o desenvolvimento de novas soluções tecnológicas, produtos, serviços e processos, baseados nos temas de “uso industrial da biomassa” e de “plantas medicinais e aromáticas”, promovendo a geração de conhecimentos, tecnologia e inovação para ganhos econômicos, sociais e ambientais de ambos os países.

Foram selecionados quatro projetos dos estados de Santa Catarina, Minas Gerais, Goiás e Rio Grande do Sul. Serão disponibilizados R$ 6,8 milhões pelo governo brasileiro e € 2 milhões pelo governo alemão para que as iniciativas elaborem soluções inovadoras para o desenvolvimento sustentável e o crescimento econômico do Brasil e da Alemanha.

“A Chamada Pública materializa a cooperação entre esses dois países no tema da bioeconomia. Desta forma, hoje, se consolida uma parceria para o crescimento e a sustentabilidade da bioeconomia brasileira”, destaca o secretário de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Mapa, César Halum.

Um dos projetos selecionados é o MicroHop, de Santa Catarina, que será executado pela Fundação Educacional da Região de Joinville (FURJ) com o objetivo de estudar o uso de extratos microencapsulados de lúpulo como aditivos alimentares para a produção sustentável de aves.

Ao mesmo tempo, o projeto AcroAlliance será desenvolvido em Minas Gerais, pela Universidade Federal do Viçosa, com o propósito de contribuir com o desenvolvimento da cadeia de valor da macaúba, baseado no uso sustentável da biodiversidade local.

Foto: Divulgação/Mapa

Em Goiás, o projeto NatPlaninn realizará pesquisas e estudos com foco nas plantas nativas brasileiras como fonte de matéria-prima inovadora para uso agrícola sustentável e cosmético. “Esse projeto visa utilizar plantas nativas, que servirão para o desenvolvimento agrícola sustentável e também o uso de fitocosméticos, que vai ajudar muito a crescer a bioeconomia no estado do Goiás, mas que também servirá para todo território brasileiro”, afirma Halum.

Outro projeto selecionado pela chamada pública foi o BioPolyCol, do Rio Grande do Sul, apresentado pela Beplast Indústria e Comércio de Plásticos. A iniciativa tem o propósito de desenvolver biocorantes a partir de recursos renováveis para coloração industrial de biopolímeros.

A Chamada Pública conjunta Brasil e Alemanha é resultado de trabalho cooperativo entre o governo brasileiro, por meio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), e o governo alemão, representado pelo Ministério da Agricultura Alemão (BMEL), Ministério Federal da Educação e Pesquisa da Alemanha (BMBF) e pelas agências de pesquisa alemãs, Forschungszentrum Jüelich GmbH (FZJ) e Fachagentur Nachwachsende Rohstoffe (FNR).

Sair da versão mobile