Alexandre Garcia: CPI da Covid quer enfraquecer Bolsonaro na eleição em 2022

Comentarista defende que a comissão investigue governadores e prefeitos para saber o que foi feito com o dinheiro repassado pelo governo federal

A comissão parlamentar de inquérito (CPI) da Covid-19 ouve nesta terça-feira, 11, o presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antônio Barra Torres. De acordo com o comentarista Alexandre Garcia, a CPI está sendo usada para enfraquecer o governo de Jair Bolsonaro, por causa da eleição de 2022.

“A CPI já tem um culpado, que é a cloroquina. Pode ser até que o vírus seja inocentado no fim. O objetivo é o presidente da República ir embora”, diz.

Alexandre Garcia defende que a CPI da Covid-19 deveria estar investigando quem aplicou o dinheiro, ou seja, governadores e prefeitos. Mas a comissão tem se debruçado apenas sobre a responsabilidade do governo federal.

Entre outros pontos, o presidente da Anvisa terá de explicar a recusa da vacina russa Sputnik V. O comentarista reforça que a Anvisa encontrou indícios de adenovírus no imunizante, o que não o torna seguro. “Não pode liberar nenhuma vacina que não seja segura e que não tenha eficácia”.

Ele também criticou a pressão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a Anvisa. “Age como se fosse o supremo órgão da administração federal”, afirma.