BayWa AG anuncia aquisição de duas negociantes de grãos, tornando-se global

Preço de compra de 100% das ações da Cefetra e de 60% das ações da Bohnhorst são de 125 milhões de euros e 36 milhões de euros, respectivamenteA empresa internacional de negociação e serviços BayWa AG adquiriu 100% da negociante de grãos com operações internacionais Cefetra B.V. (Holanda), bem como sua participação majoritária no grupo Bohnhorst Agrarhandel GmbH de negociação de agricultura do norte da Alemanha. As duas transações - sujeitas à aprovação das autoridades responsáveis por antitruste - serão concluídas no dia 1 de janeiro de 2013.

O preço de compra de 100% das ações da Cefetra e de 60% das ações da Bohnhorst são de 125 milhões de euros e 36 milhões de euros respectivamente. Nisso, 40% das ações da Bohnhorst permanecerão em posse do vendedor, Helmut Bohnhorst Jr., que também continuará a ser o diretor-executivo da empresa.

Após estas aquisições, o volume total de grãos comerciados da BayWa irá aumentar para 28 milhões de toneladas e a sua receita irá aumentar pelo menos para 15 bilhões de euros.

– Além de fortalecer a sua posição como uma importante negociante de grãos europeia, a BayWa também reforça a sua presença global no espaço de commodities – explica Klaus Josef Lutz, CEO da BayWa.

A BayWa dá continuidade à sua estratégia de se tornar a mais proeminente negociante de agricultura do mercado internacional.

– Com estas aquisições, conquistamos um novo marco para o desenvolvimento futuro de uma das nossas principais divisões no Exterior – avalia.

As aquisições também abordam os recentes desenvolvimentos do mercado, com a BayWa observando uma consolidação no setor de negociação de grãos. A maior concorrência, principalmente causada pela maior demanda na Ásia e África e pela busca de acesso aos suprimentos na América do Sul e Leste da Europa, influenciam a balança do espaço de negociação.

A Cefetra B.V., com sede em Roterdã, será adquirida pelo ForFarmers Group B.V. e pelas cooperativas de agricultura Agrifirm Group B.V. e AgruniekRijnvallei B.V. A empresa negocia grãos em todo o mundo e é líder global no mercado de suprimentos da Europa no setor de compostos de alimentos de soja, grãos e farinhas de girassol e canola. A empresa tem armazéns e portos em toda a Europa, bem como uma rede de sourcing na Polônia.

O principal negócio do grupo Bohnhorst é a negociação agricultural com extensa capacidade de sourcing, principalmente no Leste da Alemanha. Além disso, ele é proprietário de portos em mares profundos na costa do Mar Báltico.

– Além dos nossos próprios sites, a partir de agora passaremos a ter acesso direto às hidrovias mais importantes da Alemanha, bem como ao Mar Báltico e, consequentemente, aos mercados em desenvolvimento no Leste Europeu. Esta é uma vantagem significante para o sourcing e o marketing de grãos – disse Lutz.

De acordo com o CEO, as duas aquisições serão financiadas pelos resultados das vendas de propriedades anunciadas anteriormente.