ANÁLISE DO CEPEA

Boa demanda externa impulsiona preços do arroz brasileiro

Com a demanda externa aquecida e baixa oferta, cotações do grão registram aumento no mercado nacional; restrições nas exportações da Índia podem impulsionar ainda mais os valores globais

A procura em alta pelo arroz produzido no Brasil em mercados internacionais tem sido um dos principais fatores impulsionadores dos preços do cereal, de acordo com informações do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).

Aliado a isso, a oferta reduzida tem contribuído para a valorização do produto no mercado nacional.

Mercado internacional de arroz

Além dos fatores internos, o cenário internacional também tem sua parcela de influência nos preços, de acordo com o Cepea. Com as restrições impostas pela Índia às exportações de arroz, os especialistas preveem que o panorama global pode experimentar um aumento nas cotações.

Isso se deve ao fato de a Índia ser o maior fornecedor mundial do cereal, e suas limitações podem criar uma demanda ainda maior por parte de outros países, elevando os valores do produto no mercado internacional.

Nos últimos dias, o indicador Cepea/Irga-RS, que representa a média ponderada do estado do Rio Grande do Sul, um importante polo produtor de arroz no Brasil, alcançou o patamar de R$ 85 por saca de 50 kg. Esse valor não era observado desde meados de maio deste ano e reflete o momento positivo para os produtores, impulsionado pelas condições favoráveis no mercado.

______________

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no Google News.

arroz irrigado energia elétrica
Foto: Irga