Brasil terá mais 16 projetos de produção integrada em 2009

Plantio de culturas como cana, milho, plantas medicinais e hortícolas seguirá parâmetros de inclusão social e preservação do ambienteDezesseis projetos de produção sustentável serão implementados em diversos Estados até 2009 pelo Sistema Agropecuário de Produção Integrada (Sapi), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Está previsto o plantio de culturas como cana-de-açúcar, milho, espécies agroflorestais da Amazônia, plantas medicinais, flores e hortícolas dentro dos parâmetros de inclusão social e preservação do ambiente.

De acordo com o coordenador-geral de Sistemas de Produção Integrada, Luiz Nasser, também serão desenvolvidos, no próximo ano, mais 14 projetos de transferência e difusão de produção integrada em 11 Estados brasileiros. Experiências de produção integrada bem sucedidas em regiões pioneiras serão adotadas por  Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Tocantins, Pernambuco, Paraíba, Pará e o Distrito Federal. As regiões Sul e Nordeste serão contempladas, também em 2009, com projetos de promoção, divulgação e fomento da produção integrada.

Inicialmente, em 2001, o Sapi incluía apenas algumas espécies de frutas. Aos poucos foram incorporados grãos, café, raízes, hortícolas, flores, carnes e leite. Até hoje foram aprovadas normas técnicas de produção integrada para 18 tipos diferentes de frutas, com regras específicas de manejo, controle de pragas, colheita e transporte a serem adotadas no sistema produtivo.

Estão em andamento 56 projetos de Produção Integrada, abrangendo 42 produtos animais e vegetais, em 18 Estados. Mais de 2,3 mil produtores e empresas agropecuárias já aderiram ao sistema, o que corresponde a uma área produtiva de cerca de 63,9 mil hectares.